Espera-se que o Ato de Redução da Inflação (IRA) ajude o mercado de energia solar dos EUA a crescer 40% em comparação às projeções de linha de base até 2027, equivalente a 62 GW de capacidade de potência adicional, conforme as novas previsões no relatório US Solar Market Insight Q3 2022.
Segundo a Wood Mackenzie, o setor de escala de serviços públicos liderará o avanço da indústria solar nos próximos cinco anos com 162 GW de nova capacidade. As instalações solares cumulativas em todos os segmentos de mercado quase triplicarão de tamanho, crescendo de 129 GW hoje para 336 GW até 2027.
O que o relatório revela sobre o futuro da energia solar
“Esses dados fornecem uma antecipação de como o Ato de Redução da Inflação mudará a economia do setor energético dos Estados Unidos. Assim, as previsões mostram uma onda de investimentos em energia solar e manufatura, o que elevará a infraestrutura nas comunidades de todo o país”, disse Abigail Ross Hopper, CEO e presidente da SEIA.
“Através dessa incrível oportunidade, chega também a responsabilidade de tratar claramente as preocupações com os trabalhos. Assim, garantindo que tenhamos sistemas de suprimentos energéticos éticos em todo o planeta.”
As previsões de instalação solar para 2022 caíram para 15,7 GW, o menor total do mercado desde 2019, devido principalmente a uma investigação tarifária do Departamento de Comércio. Bem como, devido a dificuldades no sistema de suprimentos que persistem com novas leis e restrições comerciais.
Futuro promissor e sustentável nos EUA
Os dados da Wood Mackenzie mostram que as novas leis e restrições poderiam limitar a implantação da energia solar até 2023 devido às dificuldades geradas e falta de disponibilidade dos módulos, afetando o IRA até 2024 e além.
“O Ato de Redução da Inflação deu para a indústria solar a maior certeza de continuidade que já teve”.
Disse Michelle Davis, analista principal da Wood Mackenzie e principal autora do relatório.
“Dez anos de créditos fiscais de investimento contrastam fortemente com as extensões de um, dois ou cinco anos que o setor conseguiu nos últimos tempos. Não estou exagerando ao dizer que o IRA levará a uma nova geração para o mercado solar dos EUA.”
A necessidade por energia solar no telhado das casas está em seu auge por conta das quedas de energia e aumento dos preços e taxas de eletricidade. O segmento solar residencial estabeleceu um recorde pelo quinto trimestre consecutivo, com quase 180.000 lares americanos instalando energia solar no segundo trimestre.
O IRA gerará 7,3 GW adicionais de capacidade solar residencial nos próximos cinco anos, e espera-se que o novo crédito fiscal de armazenamento autônomo em todos os segmentos de mercado melhore a confiabilidade da rede.
Mesmo com as restrições do sistema de suprimentos desacelerando o mercado, a energia solar foi responsável por 39% de todas as novas adições de capacidade de geração elétrica no primeiro semestre de 2022. O mercado solar dos EUA agora representa cerca de 4,5% do mix de eletricidade do país.
Por fim, esse é um cenário promissor que vai de encontro ao que a sociedade precisa e pede. Além disso, governos de outros países podem se espelhar nos modelos de relações comerciais dos EUA para seguir o mesmo caminho.