Uma dúvida constante é em relação à instalação do sistema fotovoltaico em imóveis alugados. Neste story procuramos sanar essa dúvida e explicar um pouco mais sobre o funcionamento desse sistema.
É possível instalar energia solar em imóvel alugado?
Nada impede a geração de energia solar em imóveis alugados tecnicamente. A instalação pode ser feita pelo proprietário, cobrando um pouco a mais no aluguel já que essa tecnologia valoriza o imóvel.
O investimento também pode partir do inquilino, que, com a autorização do proprietário, decide instalar seu sistema temporariamente no local onde está residindo.
A instalação e desinstalação do sistema é simples e rápida, sendo assim, caso a iniciativa parta do inquilino, o sistema poderá ser retirado na hora da mudança e reinstalado em outro local.
Esse sistema é isolado, ou seja, não está conectado à rede. Sendo assim, demanda o uso de baterias para armazenar a eletricidade produzida e a energia excedente é armazenada por elas.
Off-grid
Esse sistema é conectado à rede elétrica do município, ou seja, quando não há captação de energia solar o bastante o sistema recorre à rede e o excedente fica acumulado em forma de créditos.
On-grid
Qual o espaço necessário para a instalação da energia solar?
É importante queo local não tenha muitas sombras, pois os módulos solares precisam ficar expostos ao sol o máximo de tempo possível para captar a radiação, caso contrário, não são tão eficientes.
Além disso, é preciso considerar aspectos como a orientação do telhado e a inclinação dos painéis, para garantir a maior eficiência possível, mesmo nos dias de inverno.
A geração de energia é possível a partir de áreas com cerca de 12m quadrados, como cada placa tem 2m quadrados, o telhado do imóvel em questão deve ter esse espaço disponível para geração de energia.
Quais os custos de instalação e manutenção da energia solar?
De modo geral, a instalação de um sistema solar residencial pode custar entre R$15 mil e R$50 mil. Como o sistema é modular, pode e deve ser dimensionado de acordo com as necessidades de cada usuário.
Mensalmente o custo varia de acordo com o consumo, quanto maior, mais caro, porém o retorno também é maior. Anualmente, os gastos giram em torno de 0.5% do investimento inicial.