A produção da energia solar em dias chuvosos ou nublados é menor em comparação aos dias ensolarados. Neste story explicamos como a energia é gerada e como ela funciona em dias com menor incidência.
Como o sistema fotovoltaico funciona?
Os painéis fotovoltaicos que compõem o sistema são feitos de células solares, que realizam a etapa inicial de todo o processo, captando a energia solar.
A energia captada é convertida para se tornar compatível com a rede elétrica convencional.
Esse tipo de energia possui diversas vantagens, entre elas o fato de ser uma energia limpa, gerada a partir de uma fonte renovável.
Além disso, é um investimento que traz rápido retorno, já que causa impacto direto na conta de luz, garantindo uma economia de até 95%.
O que acontece com a energia solar em dias de chuva?
A formação de nuvens torna a incidência solar nos painéis difusa, impactando na produção de energia, que cai para 10% a 30% da capacidade total.
Mesmo com a baixa luminosidade causada por períodos chuvosos, o sistema continua funcionando, de modo mais lento, mas produzindo energia.
As chuvas são importantes para a manutenção dos painéis solares, já que retiram sujeirase outros elementos que prejudicam a operação dos módulos fotovoltaicos.
Há painéis solares projetados para aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão causada pelas nuvens, próprios para dias chuvosos.
Painéis solares comuns também possuem estruturas feitas para acumular energia ao longo dos dias, armazenando a energia excedente que fica estocada.
Essa energia estocada é usada quando o sistema não é capaz de produzir energia suficiente, como em dias de chuva ou durante a noite.
Considerando as maneiras de aproveitar a energia excedente armazenada, existem dois tipos de sistema: on grid e off grid.
On grid
Esse modelo é mais usado nos centros urbanos e funciona conectado diretamente à rede distribuidora deenergia, ou seja, quando não há captação de energia solar o bastante o sistema recorre à rede.
O excedente da produção de energia é injetado na rede elétrica convencional e quando não há créditos para produção de energia, a distribuidora supre as demandas.
Off grid
Esse sistema trabalha de forma mais independente, já que não possui conexão com a rede elétrica de distribuição local.
Suas necessidades são supridas por meio de baterias, carregadas durante os dias de sol com a tecnologia de captação solar.
Com esse método, a energia excedente é armazenada pelas baterias, garantindo o fornecimento conforme as necessidades da residência ou empresamesmo durante os períodos chuvosos ou nublados.