Uma pesquisa está acontecendo na Universidade do Estado de Iowa para entender melhor como cultivar plantas em meio a produção de energia solar. Com financiamento de 1,8 milhão de dólares, o projeto acontece para ajudar na construção de uma fazenda solar.
Esse dinheiro veio do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Já a fazenda acontecerá em um terreno onde a Alliant Energy tem interesse na construção. Ao que tudo indica, essa parceria público-privada gerará eletricidade para abastecer parte das demandas locais.
A construção está prevista para ter seu início em abril deste ano. Confira mais informações sobre a pesquisa e seu impacto nas formas de construir fazendas solares.
Energia solar e agricultura mais uma vez juntas
A princípio, a pesquisa de uma equipe multidisciplinar propõe a criação de abelhas e plantação de frutas e vegetais. Isso será propício para que polinizadores criem seu habitat para uma produção consciente de alimentos em meio aos painéis solares.
Esse conceito de agricultura e energia solar está cada vez mais presente em estudos acadêmicos ao redor do mundo. Assim, sendo um importante avanço no pensamento sustentável para além de apenas energias renováveis.
Além de fornecer eletricidade para comunidades locais, o projeto pode gerar empregos e um comércio alimentar saudável. Bem como, permite que mais animais e plantas cheguem na região através do equilíbrio da própria natureza.
Então, para dar início a essa pesquisa, é preciso esperar a construção da fazenda solar, com prazo de finalização para o outono. Então, o projeto terá início no primeiro semestre de 2024 e buscará as melhores formas de ter energia solar e agricultura aliadas.
Questões a serem respondidas
Até o momento, existem poucos dados sobre as melhores plantas e formas de plantio em meio aos painéis solares. O fator sombra parcial permite uma vasta exploração de opções, atraindo diferentes polinizadores.
Por um lado, o cultivo de frutas e vegetais normalmente exige o sol pleno. Contudo, as sombras podem ser um fator de favorecimento para algumas espécies. Ainda mais com os verões cada vez mais quentes, que podem afetar negativamente a produção.
Além disso, existe o fator logística, pois na agricultura são utilizadas grandes ferramentas. Contudo, em uma fazenda solar, o espaço entre os painéis não é tão grande. Assim, talvez seja necessário desenvolver ferramentas específicas para esse cultivo em meio a produção de energia solar.
Por fim, também será feito um estudo econômico sobre os benefícios financeiros que esse modo de produção tem para os agricultores. Por isso, uma equipe multidisciplinar que está responsável pela pesquisa que recebeu uma doação milionária. Os frutos desse estudo ainda não têm data para chegarem, mas as expectativas são altas.
Fonte: Iowa State University
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.