Usina solar no espaço: Reino Unido planeja construção até o ano de 2035

De acordo com o Space, mais de 50 organizações de tecnologia britânicas, incluindo a fabricante aeroespacial Airbus, a Universidade de Cambridge e a fabricante de satélites SSTL, aderiram à Iniciativa de Energia Espacial do país, que pretende construir uma estação para captar energia solar no espaço.

No projeto é apontado que a transmissão de eletricidade do espaço utilizando o sol poderá ajudar a nação a atingir sua meta de zerar todas as emissões de fases do efeito estufa até o ano de 2050, e vem sendo considerada por muitos especialistas como uma tecnologia eficaz para a obtenção e utilização de fontes renováveis de energia.

O tabloide obteve as informações durante uma participação na Toward a Space Enabled Net-Zero Earth, realizada em Londres.

Presente no evento, Martin Soltau, presidente da iniciativa, afirmou que toda a tecnologia necessária para desenvolver uma usina solar no espaço já existe e foi aprovado.

Conceito modular

Também de acordo com Soltau, o plano de desenvolvimento para a construção da usina solar no espaço é de até doze anos — período na qual já poderá ser vista uma usina de demonstração, montada por robôs em órbita, além de também conseguir irradiar gigawatts de energia do espaço para a Terra, entre outros.

De acordo os demais pesquisadores envolvidos no projeto, o CASSIOPeiA produziria muito mais eletricidade do que qualquer usina solar terrestre de tamanho semelhante.

Durante uma demonstração, a equipe comparou um painel solar colocado no Reino Unido e outro idêntico instalado no espaço. Os resultados apontaram que o painel espacial colheira treze vezes mais energia.

Para receber a energia do espaço, o sistema, então, prenderia uma antena gigante na Terra, chamada rectenna. Esse aparelho receberia a radiação de micro-ondas enviadas do espaço e seria responsável por sua conversão em eletricidade de corrente contínua, usada para transmissão de alta tensão.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar