O projeto de pesquisa inovador liderado pelos acadêmicos da DMU, Dr. Rupert Gammon e Dr. Momodou Sallah, investigou a viabilidade de um serviço de táxi movido a energia solar na Gâmbia, África
E relatou resultados positivos que mostram benefícios além do transporte.
O estudo viu pesquisadores conectarem o veículo elétrico, entre as viagens, em uma garagem com painéis solares no teto.
Esses painéis alimentaram uma mini-rede autônoma usando energia solar.
As mini-redes são fontes de distribuição de eletricidade que não estão conectadas à rede “principal” de uma região.
Também são vistas como uma solução potencialmente econômica e prática para o fornecimento de eletricidade em áreas de difícil acesso.
A pesquisa mostra que os veículos elétricos têm uma grande bateria a bordo que podem armazenar eletricidade produção renovável excedente para uso em transporte.
Até mesmo colocá-la de volta na rede durante períodos de baixa geração de energia solar.
Além disso, pode haver o incentivo por meio de variáveis tarifas de eletricidade que tornam esses padrões de recarga mais baratos do que o carregamento não controlado.
O estudo também analisou o impacto econômico para os motoristas dos táxis elétricos
E estimou que os ganhos de um motorista de táxi poderiam aumentar potencialmente de 250 a 1.300% nas operações locais e até 20 vezes em áreas turísticas.
Eles seriam mais viáveis comercialmente, com carros elétricos e minivans também se mostrando promissores.
As motos elétricas também são uma opção sólida, e a aceitação já é alta em algumas regiões da África Subsaariana, onde pode haver boa captação da energia solar.