Terreno sem uso?

Ganhe dinheiro alugando para energia solar

Neste story mostramos alguns benefícios e o funcionamento do aluguel de terreno para energia solar, para quem pretende ganhar dinheiro investindo nesse sistema e que tenha um terreno sem construção.

Como funciona o aluguel de terreno para energia solar?

Para arrendar ou alugar terrenos para energia solar, é usada a superfície do solo, que possibilita a instalação de grande potência, isso é possível através da geração distribuída, dividida em:

A energia gerada em determinada unidade pode ser usada para abater a conta de energia de outras unidades que tenham o mesmo CPF ou CNPJ.

Autoconsumo remoto

Vale lembrar que não é possível abater a conta de luz de duas ou mais construções mesmo que estejam em seu nome, pois os créditos energéticos só podem ser usados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.

A geração compartilhada é usada especialmente em condomínios, mas também pode ser usada entre vizinhos e familiares.

Geração compartilhada

Dois ou mais indivíduos que estejam dentro da mesma área da distribuidora investem em um único sistema de geração distribuída de energia.

Além de dividir os custos de instalação, o excedente de energia é dividido entre todos os participantes da geração compartilhada, gerando economia no final do mês para todos os envolvidos.

Quais as regras de arrendamento de terreno para energia solar?

O local deve ser viável para a instalação do sistema, ou seja, não pagar o aluguel através dos créditos solares, deve ser plano (mínimo de 2 hectares) e está até 1000m de uma rede elétrica.

O ideal é que o proprietário do terreno não tenha intenção de vender suas terras por no mínimo 20 anos, garantindo acesso livre para que as manutenções sejam feitas sempre que necessárias.

São questões que fazem com que o arrendamento seja mais seguro para os investidores, com o mínimo de imprevistos possível durante o período de cumprimento do contrato.

Vantagens de alugar terreno para energia solar

Alugar um terreno é uma opção para quem quer investir em energia solar, mas não quer comprar um espaço apenas para isso, e em termos de retorno financeiro, o aluguel traz benefícios mais rapidamente.

Quanto maior o consumo a ser suprido, mais alto será o custo da instalação, portanto alugar um terreno é muitas vezes a opção mais viável dentro desse cenário.

Com a economia gerada da compensação dos créditos, o locatário pode pagar o aluguel mensal ao proprietário e ainda assim usufruir da grande diminuição de custos na fatura de energia elétrica.

E para o dono, essa é uma forma de fazer com que o espaço renda financeiramente enquanto está sem uso, e a melhor parte é que não exige grandes mudanças estruturais no local para tornar isso possível.

Terrenos adequados para essa finalidade tem um papel importante na preservação do meio ambiente e na geração de energia limpa e sustentável.