Tempo aberto: Solfácil capta mais US$ 30 milhões e espera quintuplicar faturamento

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por FINSIDERS

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Há quatro meses, quando a Solfácil anunciou um investimento de US$ 100 milhões (R$ 500 milhões, no câmbio da época), abrimos a reportagem dizendo que a previsão seria de “tempo firme” para a empresa.  Não tem outro jeito para construir o texto que você está lendo agora. Isso porque, apesar do “inverno” no mercado de Venture Capital, a startup conseguiu fechar uma extensão da rodada Série C.

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A companhia, que se define como um ecossistema de soluções solares, acaba de captar US$ 30 milhões (R$ 157 milhões) em um aporte liderado pelo Fifth Wall, um fundo norte-americano com mais de US$ 3,2 bilhões em investimentos sob gestão e comprometidos — no portfólio estão, por exemplo, as brasileiras Loft e Loggi, além das norte-americanas Aurora Solar e Span, ambas com foco em energia solar.

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Normalmente, gostamos de levantar só o que é necessário, temos um modelo eficiente com baixa queima de caixa. Mas como havia demanda, porque o Fifth Wall não conseguiu entrar a tempo na Série C, achamos prudente fazer o ‘up size’ da rodada, considerando que é um smart money importante”, explica Fabio Carrara, CEO e fundador da Solfácil, em entrevista ao Finsiders.

Com uma base perto de 50 mil clientes, a Solfácil atende, em sua maioria, pessoas físicas que buscam recursos para instalar placas solares residenciais — elas representam cerca de 70% do volume financiado pela fintech, enquanto o restante é dividido entre projetos de pequenas e médias empresas (20%) e produtores rurais (10%). A meta é chegar a 1 milhão de clientes em quatro anos.

Para viabilizar as operações, a startup tem acordo com mais de 10 mil integradores parceiros nos 26 Estados brasileiros mais Distrito Federal. “Estamos presentes em mais de 3 mil municípios como correspondentes bancários”, conta Fabio.

Na Loja Solfácil, marketplace lançado em agosto do ano passado, a empresa conecta os integradores parceiros a diversos distribuidores e marcas, oferecendo mais de 18 mil kits (painéis solares, inversores e racks). No mês passado, durante a feira Intersolar, a Solfácil lançou oficialmente o Ampera, um dispositivo IoT (sigla em inglês para internet das coisas) com tecnologia proprietária que monitora em tempo real a produção de energia fotovoltaica, emitindo alertas para clientes e integradores, como produção abaixo do esperado, desconexão completa da rede, entre outros avisos.

Marketplace e dispositivo IoT

Outra novidade anunciada na feira foi a criação do Solfácil Mais, um programa de vantagens para os integradores parceiros.  “Conforme os integradores fazem mais negócios na plataforma, ganham benefícios como taxas de juros menores nos financiamentos, descontos progressivos no marketplace e acesso mais facilitado ao Ampera”, conta Fabio.

Marketplace e dispositivo IoT

Matéria do Finsiders*

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!