por FINSIDERS
Com uma base perto de 50 mil clientes, a Solfácil atende, em sua maioria, pessoas físicas que buscam recursos para instalar placas solares residenciais — elas representam cerca de 70% do volume financiado pela fintech, enquanto o restante é dividido entre projetos de pequenas e médias empresas (20%) e produtores rurais (10%). A meta é chegar a 1 milhão de clientes em quatro anos.
Para viabilizar as operações, a startup tem acordo com mais de 10 mil integradores parceiros nos 26 Estados brasileiros mais Distrito Federal. “Estamos presentes em mais de 3 mil municípios como correspondentes bancários”, conta Fabio.
Na Loja Solfácil, marketplace lançado em agosto do ano passado, a empresa conecta os integradores parceiros a diversos distribuidores e marcas, oferecendo mais de 18 mil kits (painéis solares, inversores e racks). No mês passado, durante a feira Intersolar, a Solfácil lançou oficialmente o Ampera, um dispositivo IoT (sigla em inglês para internet das coisas) com tecnologia proprietária que monitora em tempo real a produção de energia fotovoltaica, emitindo alertas para clientes e integradores, como produção abaixo do esperado, desconexão completa da rede, entre outros avisos.
Outra novidade anunciada na feira foi a criação do Solfácil Mais, um programa de vantagens para os integradores parceiros. “Conforme os integradores fazem mais negócios na plataforma, ganham benefícios como taxas de juros menores nos financiamentos, descontos progressivos no marketplace e acesso mais facilitado ao Ampera”, conta Fabio.
Matéria do Finsiders*