Satélite, energia solar e transporte sustentável

Seta

Em meio aos formidáveis desafios do nosso planeta, fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis e abraçar a sustentabilidade se tornou um objetivo, e a energia solar vem ajudando nisso.

E com o transporte sendo um dos principais consumidores de energia, existe uma urgência palpável de mudar as fontes de energia tradicionais usadas para modos mais ecologicamente conscientes.

Contudo, embora os veículos elétricos (EVs) sejam promissores, sua proliferação depende de uma infraestrutura de carregamento robusta e da capacidade da rede, o que pode representar desafios à medida que os números de EV aumentam.

Como uma das soluções, a energia solar inerentemente sustentável, vem ganhando força, impulsionada por eventos como o Bridgestone World Solar Challenge, realizado a cada dois anos.

Esta competição destaca o design e a construção de carros movidos a energia solar, com os participantes navegando por mais de 3.000 km. Essa corrida eletrizante combina tecnologia, ciência e sustentabilidade.

ST Engineering iDirect, uma empresa de satélites, fez parceria com o evento destacando o papel dessa tecnologia na corrida ao retirar as limitações geográficas, permitindo a comunicação mesmo nos cantos mais isolados.

A conectividade em tempo real fornece atualizações meteorológicas e informações estratégicas para otimizar a absorção de energia e a recarga da bateria. Capacitando as equipes a tomar decisões baseadas em dados.

Além disso, as principais montadoras também reconheceram o potencial da energia solar, integrando painéis solares em veículos para prolongar a vida útil da bateria e reduzir a dependência de redes de carregamento.

E-book Grátis!

Guia para integradores de energia solar sobre boas práticas de gestão de custos dentro de seus negócios.