Revelando a promessa dos carros solares

uma perspectiva global

Seta

Os carros solares, uma solução promissora para reduzir as emissões de carbono no setor dos transportes, foram avaliados num estudo abrangente realizado em 100 cidades em todo o mundo.

Publicado na Wiley, este estudo mostra como a energia solar pode ampliar a autonomia diária destes veículos em 11 a 29 km, reduzindo efetivamente para metade os requisitos de carregamento.

Embora a adoção de veículos elétricos esteja a aumentar, o setor dos transportes continua a ser um contribuinte significativo, quase um terço, para as emissões globais de dióxido de carbono.

Para cumprir as metas de descarbonização, é preciso fazer reduções substanciais nas emissões associadas ao transporte. Os carros solares apresentam um caminho viável para atingir este objetivo.

Além disso, a integração de módulos fotovoltaicos em veículos elétricos pode diminuir significativamente os custos e a frequência de carregamento, beneficiando tanto os utilizadores como a rede eléctrica.

Os ambientes urbanos são particularmente intrigantes para os veículos movidos a energia solar devido às suas distâncias de viagem relativamente mais curtas.

No entanto, a presença de edifícios, árvores e outras obstruções que projetam sombras nas estradas pode limitar o potencial solar destes veículos.

O estudo revela que África, Oriente Médio, sul da Europa e Sudeste Asiático são os mais favoráveis para carros solares. China, América do Norte e Austrália também apresentam potencial com perdas de apenas 25%.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar