Os carros solares, uma solução promissora para reduzir as emissões de carbono no setor dos transportes, foram avaliados num estudo abrangente realizado em 100 cidades em todo o mundo.
Publicado na Wiley, este estudo mostra como a energia solar pode ampliar a autonomia diária destes veículos em 11 a 29 km, reduzindo efetivamente para metade os requisitos de carregamento.
Embora a adoção de veículos elétricos esteja a aumentar, o setor dos transportes continua a ser um contribuinte significativo, quase um terço, para as emissões globais de dióxido de carbono.
Para cumprir as metas de descarbonização, é preciso fazer reduções substanciais nas emissões associadas ao transporte. Os carros solares apresentam um caminho viável para atingir este objetivo.
Além disso, a integração de módulos fotovoltaicos em veículos elétricos pode diminuir significativamente os custos e a frequência de carregamento, beneficiando tanto os utilizadores como a rede eléctrica.
Os ambientes urbanos são particularmente intrigantes para os veículos movidos a energia solar devido às suas distâncias de viagem relativamente mais curtas.
No entanto, a presença de edifícios, árvores e outras obstruções que projetam sombras nas estradas pode limitar o potencial solar destes veículos.
O estudo revela que África, Oriente Médio, sul da Europa e Sudeste Asiático são os mais favoráveis para carros solares. China,América do Norte e Austrália também apresentam potencial com perdas de apenas 25%.
Confira as últimas novidades do universo de energia solar