Retenas ópticas

Inovação para a energia solar

As retenas ópticas combinam uma antena com um retificador, estrategicamente projetado para capturar e converter luz em eletricidade de corrente contínua (DC) com eficiência excepcional.

O que são as retenas ópticas?

Enquanto as células fotovoltaicas típicas são teoricamente limitadas a cerca de 33% de eficiência, as retenas ópticas exibem previsões de atingir 70% de eficiência ou até mesmo ultrapassar esse limite.

Eficiência

Vantagens

Essa eficiência aumentada decorre de sua capacidade de capturar e transmutar um espectro mais amplo de luz solar, abrangendo comprimentos de onda visíveis e infravermelhos.

Essa adaptabilidade de amplo espectro se traduz na capacidade de gerar eletricidade durante dias nublados ou em condições de pouca luz, gerando uma fonte de energia solar mais estável.

As células solares convencionais dependem de componentes caros, como o silício. Já as retenas ópticas podem ser criadas a partir de uma variedade de materiais, incluindo metais e semicondutores econômicos.

Custos de produção reduzidos. 

A medida que essa tecnologia avança, é concebível que as primeiras aplicações comerciais de retenas ópticas se materializem nos próximos anos.

Viabilidade comercial da tecnologia

Um caminho potencial para sua implantação está no domínio da eletrônica vestível, em que sua natureza leve e adaptável as posiciona como uma fonte de energia ideal para dispositivos como smartwatches.

Além disso, as retenas ópticas têm potencial para aumentar a eficácia dos painéis solares em ambientes residenciais e comerciais, contribuindo para uma menor dependência de combustíveis fósseis.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar