Seta

Quinta usina de energia solar de Israel no deserto de Negev

Israel está a dar passos significativos para alcançar os seus objetivos de energia renovável, com planos para construir uma quinta central de energia solar na região de Ashalim, no deserto de Negev. 

Esta nova instalação está prevista para iniciar operações no primeiro trimestre de 2027, com uma capacidade anual prevista de 100 megawatts (MW). 

O compromisso de Israel de expandir a sua infraestrutura de energia solar está alinhado com a sua aspiração de gerar 30% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030.

O governo também pretende que as energias renováveis constituam 20% da produção total de eletricidade do país até 2025, acima dos atuais 10%.

Além disso, o investimento estratégico de Israel em energias renováveis é impulsionado pelo aumento iminente da adoção de veículos elétricos e pela mudança para transportes ecológicos.

Embora o setor dos transportes consuma atualmente menos de 1%, prevê-se que responda por aproximadamente 6% até 2030. Até 2050, espera-se que os veículos elétricos representem 15% da procura total de eletricidade.

Israel conta com um elevado potencial para produzir eletricidade a partir da energia solar numa escala significativa, e isso deve ser concretizado promovendo projetos de energia renovável.

Além da quinta central de energia solar em Ashalim, Israel está a avançar outros projetos de energia renovável, incluindo um complexo solar perto da cidade de Dimona com uma capacidade de até 300 MW

Confira as últimas novidades do universo de energia solar