Quantos kWh gera uma Placa Solar e como calcular a quantidade de painéis?

Uma das dúvidas mais frequentes em relação a energia solar diz respeito à produção de energia por parte do sistema fotovoltaico, mais especificamente, quantos kWh as placas são capazes de gerar.

Pensando em te auxiliar com esse questionamento, que é bastante válido, visto que este é um ponto importante para se calcular a quantidade de painéis necessários para o projeto, separamos este story.

O que é e como funciona uma placa solar?

É um equipamento que possibilita o uso da radiação solar em casa por meio das células fotovoltaicas, estas captam os raios solares e os transformam em energia elétrica por meio de campos elétricos.

Fatores que interferem na produção das placas solares

1

Esta tecnologia está toda baseada na captação de raios solares. Logicamente então, a incidência dessa energia no local escolhido é primordial para o sucesso do projeto.

Incidência solar

2

O painel solar deve ser posicionado de modo a aproveitar ao máximo a luz solar. É possível mudar também a inclinação e a angulação do dispositivo para captar melhor a radiação solar.

Posicionamento

3

Existem placas com diferentes potências, ou seja, capacidade de gerar energia elétrica. No Brasil, normalmente, se encontram placas na faixa dos 300W, mas já existem placas de 600W.

Potência da placa

4

O consumo de sua família não interfere em quantos kWh gera uma placa solar, mas impacta diretamente no dimensionamento, ou seja, quantas placas serão necessárias para suprir o consumo.

Consumo

Como calcular a quantidade de kWh gerados pela placa solar?

É uma conta relativamente simples, basta multiplicar a potência da placa pelo tempo de utilização e pelo rendimento (Energia = Potência x Tempo x Rendimento).

Por exemplo, uma placa de 340W, utilizada por 8h no dia e com um rendimento de 80% vai gerar 2,18 kWh de energia (Energia = 340 x 8 x 0,8). Para saber mensalmente, basta multiplicar este valor por 30.

Este seria o valor em kWh que uma placa solar gera nesta situação, então, para saber quantas placas seu sistema precisará, basta relacionar este valor ao seu consumo mensal.

Para facilitar, use como base os valores informados pelos fabricantes, assim, em média, uma casa com consumo de 300kWh no mês necessita de 7 placas, e uma de 800kWh, de 20 placas de 340W.