Quanto ganha um vendedor de Energia Solar: Qual a comissão média do mercado?

Para entender os ganhos desses trabalhadores, é preciso antes compreender o funcionamento do setor como um todo. Mais do que isso, há diversas vagas disponíveis, sendo interessante analisar bem todas as opções e identificar a que mais se alinha com suas habilidades e experiência.

Não é novidade alguma dizer que o mercado de energia solar está em alta nos últimos anos. Diversas são as justificativas para isso, que vão dos constantes aumentos da conta de eletricidade até o desenvolvimento da tecnologia e a sustentabilidade da estratégia.

Obviamente, muitos pensam no setor de vendas porque é o mais difundido no mercado. Ainda assim, há outras vagas bastante interessantes para quem deseja se aventurar nesse mercado.

Com foco em negociações e vendas, a posição exige certo conhecimento da área e boa comunicação. Seu papel será o de buscar por potenciais clientes e convencê-los dos benefícios da energia fotovoltaica

Vendedor

Se você não tem a aptidão para vender, pode muito bem ganhar a vida instalando as placas fotovoltaicas. Neste caso, seu fornecedor fará toda a negociação com o comprador, e caberá a você instalar as peças;

Instalador

Para quem deseja crescer mais rapidamente e conta com a vocação para ambas as posições, é possível se tornar um integrador. Aqui, você atuará nas duas frentes, fazendo o meio de campo entre a distribuidora e o cliente final.

Integrador

é interessante saber que, em geral, as vagas mencionadas acima são contratadas como prestador de serviço, e não CLT. Ainda que haja algumas exceções, o padrão é esse. Dessa forma, para poder atuar em qualquer um dos postos indicados anteriormente, você precisará abrir uma empresa.

Um fator bastante interessante em meio a esta discussão está na forma como é realizado o pagamento desses trabalhadores. Na verdade, é padrão no mercado se utilizar de comissões para determinar a quantia exata que o profissional irá receber.

Não somente o modo de pagamento interfere nos valores, mas também o percentual da comissão e, obviamente, o quanto de trabalho se realiza. Como é de se esperar, um profissional com a agenda cheia e que faz um bom serviço tende a receber bem mais que alguém novo na área.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

Ao procurar junto às distribuidoras, o mais comum é verificar percentuais de 5% a 10% do seu faturamento. Ou seja, somando todo o montante vendido no mês, você recebe uma comissão dentro desses valores. Na prática, portanto, pode-se analisar algumas situações distintas para definir o quanto ganha o vendedor de energia solar.

um vendedor que fatura 10 mil reais ao mês e tem uma comissão de 5% receberá cerca de 500 reais. Outro profissional, com média de vendas de 50 mil ao mês e comissão de 10%, entretanto, terá como salário 5 mil reais.

É válido destacar, porém, que o valor das placas solares é bastante alto, sendo que apenas um projeto pode já passar dos 10 mil. Sendo assim, ao fechar três projetos no mês, você pode alcançar facilmente os 50 mil reais, se não mais.

Dessa forma, os valores batem com o visto na prática, já que se estima que o salário médio de um vendedor de energia solar fica entre 1.000 e 2.500 reais por mês.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar