Qual o custo de

mídias sociais 

para uma empresa de 

energia solar?

Gerenciar as mídias sociais envolve muito mais do que apenas postar vídeos e fotos para divulgar sua empresa. Para ter resultados efetivos, pode ser necessário fazer alguns investimentos, como por meio de anúncios nas redes sociais ou até mesmo contratando uma agência especializada em marketing digital.

Quanto investir em mídias sociais?

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Para saber o valor que será investido nas mídias sociais da sua empresa, é preciso estabelecer qual o orçamento para web marketing como um todo.

Para chegar a um valor saudável do que deve ser reservado para o marketing, é necessário fazer um levantamento sobre o valor do faturamento da sua empresa e observar o histórico e as expectativas de vendas.

Esse tipo de decisão vai depender da importância que cada empresa atribui ao marketing, e é sempre importante definir um teto de gastos antes de iniciar uma campanha.

Para quem tem pouca experiência com a ferramenta de anúncios, o ideal é definir um valor diário por um período finito, por exemplo: 100 reais por dia durante um período de 15 dias. Assim você não corre o risco de estourar o orçamento inicialmente previsto.

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Como saber se o investimento trouxe resultados?

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Para isso, você usará o ROI, sigla para Return On Investment, ou simplesmente retorno sobre o investimento. Esse indicador informa a taxa de lucro obtida em detrimento do valor investido.

O cálculo do ROI envolve deduzir do valor total de ganho obtido o valor investido em determinada ação ou campanha publicitária, e em seguida dividir o resultado pelo valor do investimento inicial. A fórmula fica assim: ROI = (ganho obtido – investimento inicial ) / investimento inicial

Em muitos casos, há outras variáveis que podem interferir, como o custo das visitas técnicas realizadas. Então desses R$ 500 que você lucrou, é preciso debitar todos os outros custos, além da verba empregada em Ads, para saber qual foi o lucro líquido obtido com a campanha.

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Por que investir no gerenciamento de redes sociais?

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As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, e se tornaram inevitavelmente um importante canal para se informar e buscar referências. Elas fazem parte de muitas relações, sejam pessoais ou profissionais.

Tudo isso comprova que deixar de investir em mídias sociais pode representar um grande desperdício de recursos para a sua empresa. Por outro lado, há muitos benefícios que você pode usufruir ao dar a devida importância a esses meios. Confira a seguir os principais.

Reconhecimento da sua marca

As empresas podem utilizar as mídias sociais para promover seus produtos e serviços, construir uma comunidade com a sua audiência e, como consequência, aumentar o reconhecimento da sua marca.

Proximidade com o público

Esse é um aspecto que age a favor das empresas, ajudando a construir e fortalecer relacionamentos, o que pode fazer toda a diferença para conquistar a confiança de potenciais clientes e adquirir credibilidade no mercado.

Aumento na quantidade de leads

Por meio delas, é possível chegar ao seu público-alvo, conquistar a confiança de pessoas interessadas em seu serviço e aumentar o número de conversões (ações realizadas pelo usuário que podem ser medidas, como clicar em um botão ou preencher um formulário).

Crescimento de vendas

Para aumentar suas vendas, é preciso ter uma estratégia clara, o que também inclui o planejamento de conteúdo e a produção de materiais relevantes e coerentes com o que você deseja comunicar.