Geração distribuída:

Geração compartilhada X Autoconsumo remoto

A energia solar fotovoltaica é uma das soluções energéticas que mais cresce no Brasil e no mundo todo, neste story trataremos de duas modalidades, a geração compartilhada e o autoconsumo remoto.

O que é autoconsumo remoto?

Consumidores que geram energia solar própria são responsáveis pela partilha de energia de micro ou minigeração com mais de uma pessoa ou imóvel.

A partir disso, podem determinar o percentual de energia que deverá ser destinado a cada unidade, desde que estejam na mesma área de concessão ou permissão.

Essa categoria de energia distribuída amplia as possibilidades de exploração de energia solar, beneficiando consumidores com necessidades e limitações variadas.

É possível instalar o sistema fotovoltaico em um local diferente do local onde a energia será consumida, basta que as contas de luz de ambos estejam sob a mesma titularidade.

Outra opção é a instalação do sistema em propriedades rurais ou em casas de praia, onde geralmente há mais espaço disponível para instalação e melhores condições para captar os raios solares.

Desde que o local esteja sob a mesma titularidade e concessionária, é possível compensar os créditos da energia excedente gerada nessas unidades em imóveis localizados na área urbana.

Os benefícios também se estendem aos empresários, que podem instalar o micro ou minigerador na sede da sua empresa, usando os créditos nas filiais.

Geração compartilhada

Contempla pessoas físicas ou jurídicas que se unem através de um consórcio ou cooperativa, com a finalidade de investir em um único sistema fotovoltaico.

É preciso que todos os membros do consórcio ou da cooperativa estejam dentro da área de atuação da distribuidora da região, podendo, ou não, estarem próximos fisicamente.

Alguns grupos que podem se reunir para aproveitar dessa modalidade são: moradores de um prédio residencial, empresários de um mesmo prédio comercial e lojistas de uma mesma cidade ou região.

Outra opção é o condomínio solar, um empreendimento de múltiplas unidades consumidoras, que permite a instalação do sistema solar fotovoltaico em condomínios horizontais e verticais.

A compensação da energia é feita de forma independente, ou seja, cada residência constitui uma unidade consumidora e utiliza sua energia de forma única.

Na modalidade que for, a geração compartilhada é uma opção muito versátil, que pode servir de benefício em cenários diversos e faz do sistema fotovoltaico um investimento mais acessível.