Quais são os tipos de módulos fotovoltaicos?

existem modelos distintos de módulos fotovoltaicos. Sete modelos, para ser mais específicos. E embora todos tenham a mesma função, cada qual conta com particularidades que podem fazer a diferença durante a instalação de energia solar na sua propriedade.

O que é um módulo fotovoltaico?

O módulo fotovoltaico é o equipamento que consegue captar a radiação solar para transformá-la em energia elétrica para residências, industrias, comércios e outra áreas de convívio e atividades comerciais.

Para o módulo PV conseguir captar a irradiação solar com eficiência, ele terá de ser bastante resistente e composto por materiais que garantem a eficácia em termos elétricos, mecânicos e térmicos.

Policristalino

O silício policristalino é um componente obtido quando os cristais desse material são fundidos em um único bloco, assim, preservando a formação de múltiplos cristais. Eles também são conhecidos como poli-silício e silício multicristalino.

Monocristalino

são geradas a partir de um único cristal de silício ultra puro, no qual, durante seu processo de fabricação, o material é cortado em várias partes para criar lâminas individuais — uma tecnologia mais antiga, embora seu resultado conte com maior eficiência.

Silício amorfo

é tido como um dos tipos de módulos fotovoltaicos cuja fabricação é feita a partir do empilhamento do material. Nesta técnica, várias camadas de células solares de silício amorfo são combinadas, resultando em taxas mais elevadas de eficiência.

Telureto de cádmio

O telureto de cádmio é a tecnologia para fabricação de painéis solares que conta com uma película fina que superou o custo benefício do item no mercado. As instalações com os painéis de telureto de cádmio são tipicamente grandes e mais indicadas para propriedades extensas.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar

Híbrido

consegue produzir mais eletricidade em um espaço menor que aquele ocupado por outros tipos de módulos fotovoltaicos. Além disso, seu funcionamento continua com excelência mesmo quando há a incidência de temperaturas muito elevadas.

Filme fino

Por sua vez, os módulos fotovoltaicos de filme fino são aqueles desenvolvidos a partir da colocação direta do material sobre o vidro ou sobre o metal. Por isso, existem vários tipos de materiais diferentes que podem ser utilizados nesses itens, como gálio, cobre, índio, entre outros.

Seleneto

E por fim, o mercado também conta com painéis de seleneto, conhecidos por serem os mais eficientes dentre os tipos de módulos fotovoltaicos na categoria de filme fino. Além disso, eles são bastantes elogiados por utilizarem uma quantidade menor de substâncias tóxicas na sua fabricação, desta forma, diminuindo a toxicidade do equipamento.

Como você pôde ter visto neste post, existem vários tipos de placas fotovoltaicos que produzem energia solar. No entanto, para que você possa escolher a melhor das opções, será fundamental preciso considerar as características da sua propriedade, além do seu nível de consumo.