O arco elétrico refere-se a um fenômeno luminescente produzido pela descarga do ar ionizado ao romper a rigidez dielétrica entre dois condutores com diferença de potencial, quando a distância entre eles é relativamente pequena.
A alta tensão entre os condutores fará com que o ar se torne um condutor de corrente elétrica, produzindo um arco elétrico, com capacidade de emitir um calor intenso e atingir temperaturas elevadas.
As estatísticas mostram que a maioria dos incidentes de incêndios em usinas fotovoltaicas são causados por arcos elétricos CC, oriundos de maus contatos nas instalações e conexões CC sejam na entrada do inversor, na strings box ou mesmo nos conectores dos módulos fotovoltaicos no telhado.
Existem duas possíveis maneiras de extinguir um arco elétrico CC em um sistema fotovoltaico: 1. Separação física dos condutores; 2. Interrupção do fluxo de corrente.
Você é integrador de energia solar e ainda não é parceiro da Solfácil? Clique então no botão abaixo e venha para o maior ecossistema de energia solar do país!
O AFCI [Arc-Fault Circuit Interrupter] é um dispositivo capaz de detectar e extinguir um arco elétrico CC através da desconexão do inversor da rede CA, interrompendo a conversão de CC para CA e, consequentemente, interrompendo o fluxo de corrente elétrica entre os circuitos CC.
O AFCI atua na identificação do ruído na frequência que um arco provoca, por meio de medição e métodos de análise espectral. Devido à ionização do ar durante o arco elétrico, a corrente que flui através dele apresentará fortes flutuações.
Os dispositivos de AFCI da GoodWe possuem a certificação UL 1699B, que é utilizada atualmente nos EUA. O desempenho de tempo de atuação e energia mínima de detecção superam em muito os requisitos mínimos exigidos pela norma.
Quer os melhores inversores e com proteção AFCI inclusa? Você encontra na Solfácil! Clique no botão abaixo, faça seu cadastro e faça parte do maior ecossistema de energia solar do Brasil!
Ah, e claro, temos um conteúdo completo sobre AFCI no nosso YouTube, acesse através do botão abaixo: