Seta

O papel da energia solar na crise energética da Europa

A Europa está enfrentando um aumento nas temperaturas que sobrecarregou seus sistemas de energia, mas a crescente produção de energia solar está desempenhando um papel fundamental na mitigação da crise.

O aumento na geração de energia solar no sul da Europa emergiu como um fator-chave para evitar a escassez de energia durante as ondas de calor que desencadearam uma demanda muito maior por ar-condicionado.

A energia solar provou ser especialmente hábil em lidar com as condições do verão, já que a radiação solar atinge o pico durante a parte mais quente do dia, coincidindo com a maior demanda de eletricidade.

Países como Espanha e Grécia responderam aos preços recordes de energia do ano passado e aumentaram significativamente suas instalações de painéis solares.  

Os dados da Ember demonstraram que em julho deste ano, a energia solar contribuiu com quase um quarto (24%) da eletricidade da Espanha, um aumento notável em relação aos 16% registrados no mesmo mês do ano anterior.

Embora a energia solar por si só não possa sustentar totalmente as redes durante pressões extremas, sua maior produção provou ser indispensável para atender à demanda em lugares como Atenas e Catânia. 

Apesar de seu crescimento, a energia solar ainda constitui uma parcela relativamente pequena das matrizes energéticas, onde fontes como vento, gás, carvão e energia nuclear predominam.

E-book Grátis!

Guia para integradores de energia solar sobre boas práticas de gestão de custos dentro de seus negócios.