24.206 painéis solares em cima de framboesas

NOTÍCIA

Seta

A BayWa r.e., em parceria com sua subsidiária holandesa GroenLeven, embarcou em um projeto ambicioso para construir uma usina de painéis solares acima de um extenso pomar de framboesas.

Este empreendimento está prestes a se tornar a maior iniciativa de energia renovável da Europa utilizando módulos fotovoltaicos acima de terras agrícolas, com uma capacidade de 8,7 MW.

É o conceito que envolve a instalação de painéis fotovoltaicos em altura elevada, permitindo o pastoreio de gado ou o cultivo de várias culturas, como frutas, legumes e plantas forrageiras.

Agrosolar 

Em uma província holandesa, um agricultor instalou 24.206 painéis solares acima do solo que protegerão suas plantações de framboesas e também gerarão energia limpa para atender 2.810 famílias.

Essa atitude foi inspirada por um projeto-piloto bem-sucedido conduzido pela BayWa r.e. Em que foram pesquisados os efeitos da instalação de painéis solares sobre diversas plantações de frutas.

O estudo revelou que o clima sob os painéis solares era mais estável em comparação com os tradicionais arcos de plástico, protegendo efetivamente as culturas de condições climáticas adversas.

A empresa desenvolveu módulos semitransparentes que permitem que a luz solar suficiente alcance as plantas, ao mesmo tempo, em que as protegem do granizo, chuva forte e luz solar direta.

Além de fornecer um escudo contra o clima, esses projetos oferecem uma solução prática para o problema de espaço. Também protegem as plantações e reduzem a necessidade de coberturas plásticas descartáveis.