mismatch

O que é o

mismatch

pode ser uma das explicações possíveis para quando o sistema fotovoltaico não produz energia solar como deveria.

Isso acontece quando há diferença na quantidade de energia gerada entre dois ou mais módulos que compõem um arranjo fotovoltaico. Esses módulos podem estar conectados em série e/ou paralelo, gerando energia em descompasso

Quando há esse descasamento, os módulos fotovoltaicos com maior capacidade de geração de energia não conseguem operar em seu ponto de máxima potência individual

Isso gera uma perda de energia, que pode afetar o desempenho do sistema

!

White Scribbled Underline

Quer ler o artigo completo?

Um dos principais e mais comuns fatores é a sujeira acumulada. Fazendo com que o mismatch aumente, resultando no aumento da perda de energia do sistema.

O que causa o mismatch?

Outro grande problema enfrentado pelos projetistas de energia solar é o mismatch de projeto. Para evitar que isso aconteça, é preciso utilizar o mesmo tipo de módulo e mesma potência em condições padrões de teste.

Também é necessário assegurar que todas as strings conectadas no mesmo MPPT tenham o mesmo comprimento, que todos os módulos estejam posicionados na mesma orientação e inclinação e evitar pontos da instalação com sombreamento parcial.

O sombreamento é causado por barreiras de luz como árvores, chaminés, obstruções no telhado, linhas de energia, detritos e outros.

Quer ler sobre outras causas? Clique no botão abaixo!

Atualmente, o setor de energia solar já oferece algumas tecnologias promissoras que podem ajudar a enfrentar esse problema.

Como evitar ou minimizar o mismatch?

O microinversor tem a mesma serventia do inversor string, mas se difere pelo seu tamanho reduzido e, principalmente, por suportar sistemas mais modulares.

Esse tipo de aparelho atua individualmente sobre cada módulo, por isso pode oferecer um melhor custo-benefício ao aumentar o aproveitamento do potencial energético e garantir maior segurança.

Sua principal função é converter a energia produzida pelas placas fotovoltaicas de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). A energia de cada painel solar é transformada diretamente de CC em CA, antes de se juntar à energia dos outros painéis solares.

Outro ponto a favor desses equipamentos é a flexibilidade que oferecem.Essa versatilidade é uma grande vantagem, principalmente se o consumidor cogita realizar uma expansão do seu sistema fotovoltaico no futuro.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove