O que é Módulo Monofacial?

dois tipos principais de módulo fotovoltaico, o módulo monofacial e o bifacial. A diferença entre eles está relacionada à estrutura e possibilidades de absorção da radiação solar.

Enquanto os monofaciais absorvem a luz somente em sua face frontal (ou seja, na que fica diretamente voltada ao Sol), os bifaciais absorvem em ambas as faces, frontal e traseira.

Os modelos convencionais (ou monofaciais), possuem células espalhadas em uma de suas faces, e são instalados de modo que a luz solar incida o máximo de tempo possível sobre elas.

A partir desse contato é gerada a energia solar fotovoltaica. Quanto maior a área de contato exposta à luz do sol, mais energia pode ser produzida. O próprio nome do módulo monofacial já é autoexplicativo, indicando que apenas uma de suas faces é, de fato, funcional e apta a gerar energia.

Para fazer melhor proveito da área de contato, foi desenvolvido o módulo bifacial, que é composto por células fotovoltaicas em ambas as faces. Dessa forma, a face que fica oposta ao sol também absorve os fótons presentes nos raios solares, o que acontece por meio da luz refletida em superfícies.

Todas essas transformações só foram possíveis depois que o segmento de energia solar fotovoltaica deixou o alumínio de lado e passou a explorar o silício (cuja principal vantagem é a transparência em sua composição natural) para produção de painéis fotovoltaicos.

Saiba qual modulo se adequa melhor ao seu projeto.

A tecnologia utilizada nos painéis solares bifaciais amplia as possibilidades de instalação. Podendo ser posicionado em posições diferentes, aproveitando a luz que vem de cima e de baixo (pela reflexão).

Os painéis bifaciais oferecem maior potência de geração de energia, e podem ser instalados em toldos, varandas, cercas, paredes, fachadas, etc. Isso significa também que as placas podem ser instaladas tanto em estruturas fixas quanto em rastreadores.

Outra diferença importante em relação aos módulos monofaciais é a questão da durabilidade. Seu vidro traseiro oferece maior proteção contra microfissuras nas células fotovoltaicas, já que o centro do módulo sofre menos estresse mecânico.

Por conta dessa proteção extra, os painéis bifaciais geralmente possuem 5 anos a mais de garantia.

Mais um ponto a favor do módulo bifacial é a sua resistência ao fogo, também devido à presença do vidro no lugar do revestimento polimérico.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Os módulos monofaciais, por sua vez, não requerem superfícies reflexivas ou equipamentos especiais para montagem.

Sendo assim, dependendo das características do terreno, das demais especificidades do projeto e das limitações quanto à exploração de tecnologia solar, o módulo monofacial pode ser o mais adequado.

Para tomar a decisão ideal de acordo com cada projeto fotovoltaico, é importante contar com uma empresa especializada no assunto, que possa auxiliar desde o momento de escolha dos equipamentos e considerando as particularidades de cada contexto e realidade.

A melhor maneira de contratar uma empresa de confiança é checar seu histórico antes de tudo, conferindo sua reputação no mercado de energia solar e procurando algumas formas de comprovação do seu trabalho.

A melhor maneira de contratar uma empresa de confiança é checar seu histórico antes de tudo, conferindo sua reputação no mercado de energia solar e procurando algumas formas de comprovação do seu trabalho.