O que é e como funciona a geração distribuída de energia?
Hoje em dia existem diversas fontes de geração distribuída de energia, mas você sabe como elas funcionam? Nesse story procuramos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e como ele funciona.
O que é geração distribuída de energia?
É a energia gerada próxima ou no próprio local de consumo, o que diminui os impactos ambientais e custos de transmissão. Abrange diversas fontes de energia renováveis como: eólica, hídrica e solar.
Outro benefício desse modelo é a política de créditos energéticos, ou seja, o que não é consumido da energia gerada, fica acumulado para poder ser usado em até 5 anos.
Microgeração e minigeração distribuída
O sistema de geração distribuída, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), é dividido em duas classes:
A central geradora de energia (de fontes renováveis) tem potência inferior ou igual a 75 kW.
Microgeração
A central geradora de energia tem potência maior que 75 kW, ou menor ou igual a 3 MW para fontes hídricas, ou menor ou igual a 5 MW para as demais fontes.
Minigeração
Como funciona a geração distribuída de energia?
Geração na unidade consumidora
1
Consiste no sistema de geração de energia instalado no local do uso e no mesmo ponto de conexão com a rede distribuidora e o maior exemplo desse sistema são os sistemas de energia solar fotovoltaicos.
Geração compartilhada
2
Dois ou mais indivíduos que estejam dentro da mesma área da distribuidora investem em um único sistema de geração distribuída de energia.
Além de dividir os custos de instalação, o excedente de energia é dividido entre todos os participantes da geração compartilhada, gerando economia no final do mês para todos os envolvidos.
A energia gerada em determinada unidade pode ser usada para abater a conta de energia de outras unidades que tenham o mesmo CPF ou CNPJ.
Vale lembrar que não é possível abater a conta de luz de duas ou mais construções mesmo que estejam em seu nome, pois os créditos energéticos só podem ser usados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.
Condomínio solar
4
Nessa modalidade, é instalado um sistema central de geração de energia em que há a divisão das despesas para a instalação do sistema em percentuais pré-estabelecidos em contrato.
Cada unidade consumidora possui créditos e compensação independentes. Esse sistema pode ser usado em condomínios residenciais para ajudar a diminuir os custos da conta de todos os condôminos.