Nova tecnologia de célula fotovoltaica modificada prospera à noite

NOTÍCIA

Seta

Numa era em que a energia renovável está na vanguarda da inovação, os cientistas alcançaram um feito inovador: transformar a ideia de célula fotovoltaica que funciona à noite numa realidade.

Durante o dia, a Terra absorve calor do sol, que mais tarde emite como radiação para o espaço, fazendo com que as temperaturas caiam à noite. Este fenômeno inspirou o uso de células fotovoltaicas mesmo à noite.

Tradicionalmente, as células fotovoltaicas são revestidas com silício, que emite calor através do resfriamento radiativo, deixando as células mais frias do que o ambiente ao seu redor após o pôr do sol.

No entanto, até agora, essas células eram incapazes de converter este diferencial de temperatura em eletricidade. Assim, a equipe da Universidade de Stanford optou por adaptar as células fotovoltaicas existentes.

Eles integraram um gerador termoelétrico (TEG), um dispositivo de estado sólido sem partes móveis, que gera eletricidade quando exposto a variações de temperatura.

Durante o dia, a célula fotovoltaica aqueceu e, em dias claros, atingiu temperaturas aproximadamente 15°C mais altas que o ar ambiente. À noite, a temperatura da célula caiu abaixo da temperatura do ar circundante.

O TEG aproveitou eficientemente a energia dessas flutuações de temperatura, produzindo cerca de 1% da produção diurna da célula fotovoltaica durante o dia e notáveis 40% durante a noite.