Maximizando Usinas de Energia Solar com Estações Meteorológicas

NOTÍCIA

Seta

Já se sabe da dependência da energia solar com o clima. Assim, a irradiação solar inteligente e o monitoramento climático se tornam essenciais para manter o desempenho ideal dos painéis fotovoltaicos.

A energia renovável, incluindo a energia solar e eólica, contribui agora com 29% da eletricidade global. Compreender a fiabilidade deste “combustível dependente do clima” é vital para sua viabilidade.

A monitorização regular é essencial para manter e otimizar os ativos de energia solar, minimizando o custo nivelado da eletricidade (LCOE) e melhorando o retorno do investimento (ROI).

As estações meteorológicas automáticas facilitam a avaliação de desempenho e a identificação de problemas, como deterioração de módulos, sombreamento ou falhas de equipamentos.

Os principais parâmetros incluem irradiância solar, vento, temperatura, chuva, umidade e poeira, todos os quais impactam significativamente o desempenho da planta solar fotovoltaica.

Ao aproveitar a estação meteorológica, as usinas de energia solar podem maximizar seu potencial. O monitoramento contínuo do desempenho permite que as operadoras identifiquem e resolvam problemas rapidamente.

Num mundo cada vez mais dependente de energias renováveis, a precisão e a eficiência são fundamentais e as estações meteorológicas podem ser as ferramentas necessárias para aproveitar ao máximo a energia do sol.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar