Maior central de energia solar térmica da Europa abre caminho para a produção sustentável na Bélgica

NOTÍCIA

Seta

A fabricante holandesa de embalagens e materiais Avery Dennison inaugurou a maior plataforma de energia solar térmica concentrada e unidade de armazenamento da Europa em suas instalações em Turnhout, na Bélgica.

Esta inovadora central de energia solar térmica possui 2.240 espelhos de superfície, capazes de produzir um pico de produção de energia térmica de 2,7 GWh, além de incorporar seis módulos térmicos.

A energia solar térmica concentrada opera aproveitando a luz solar por meio de espelhos que a direcionam para um receptor que aquece um fluido, criando vapor para alimentar uma turbina, gerando eletricidade.

Os diversos setores da indústria contribuem significativamente para as emissões globais de carbono, sendo responsáveis por um quinto dessas emissões, ao mesmo tempo que consomem 54% da energia mundial.

Com o objetivo ambicioso da União Europeia de alcançar emissões líquidas zero nas indústrias até 2050, fabricantes estão buscando fazer uma transição ativa para fontes de energia renováveis.

Esta nova instalação operacional na Bélgica fornecerá calor equivalente a 2,3 GWh de consumo de gás, reduzindo efetivamente as emissões de gases com efeito de estufa da central numa média anual de 9%.

A principal aplicação do calor gerado será no funcionamento dos fornos de secagem da fábrica, cruciais para a produção de produtos adesivos. Esses produtos desempenham um papel fundamental em vários setores.

A Ministra da Energia da Bélgica elogiou o projeto afirmando que investimentos em fontes de energia renováveis inovadoras reduzirão significativamente a pegada de carbono do país, impactando positivamente.

E-book Grátis!

Guia para integradores de energia solar sobre boas práticas de gestão de custos dentro de seus negócios.