Gatilho da autoridade para integradores de energia solar

Solfácil

O conceito de gatilhos mentais em marketing e vendas é tratado no livro “As Armas da Persuasão”, do professor e psicólogo estadunidense Robert Cialdini. Nele, o autor apresenta as técnicas de persuasão em vendas que mais influenciam as pessoas a tomarem uma decisão.

Segundo Cialdini, o cérebro humano recorre a certos atalhos para poupar esforços durante os processos de escolha, que são muitos. Esses atalhos são o que ele denominou como gatilhos mentais, e os principais são: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, escassez e autoridade.

O gatilho mental da autoridade é uma maneira assertiva e estratégica de mostrar ao potencial cliente a credibilidade da sua empresa, fazendo com que ele sinta segurança o suficiente para investir na solução oferecida.

Esse argumento funciona, simplesmente por imprimir autoridade ao produto. Quando um profissional da área recomenda uma opção específica, ela passa a ser vista pelo público como melhor, mais eficiente e mais confiável do que as outras.

O mesmo funciona para outros segmentos de mercado. Ao usar o gatilho da autoridade, você irá posicionar a sua empresa ou marca como uma referência no mercado de energia solar, transmitindo mais credibilidade para o consumidor que está interessado em investir no seu produto ou serviço.

Isso tudo faz do gatilho da autoridade uma estratégia muito eficaz para acelerar a jornada de compra do consumidor, diminuindo seu ciclo de venda e incentivando a fechar negócio para a instalação do sistema solar fotovoltaico.

Como usar o gatilho da autoridade?

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Construa e fortaleça a presença digital da sua empresa

A presença digital é a representação de uma empresa ou indivíduo na internet. Isso pode incluir o desenvolvimento de sites, perfis em redes sociais, anúncios online e outras formas de conteúdo digital.

O investimento em SEO (Search Engine Optimization) também é importante, pois ajuda a ranquear os resultados sobre a sua empresa entre os primeiros apresentados pelo Google. Dessa forma, quando um usuário fizer pesquisas relacionadas à energia solar, por exemplo, ele encontrará facilmente os canais e conteúdos da sua empresa.

2

Invista na produção de conteúdos

Produzir conteúdo relevante e de qualidade ajudará sua empresa a ter mais visibilidade na internet, o que pode levar a mais tráfego para o site e mais clientes em potencial. Além disso, também ajuda a criar relacionamentos com o público-alvo, construir uma comunidade e posicionar sua empresa como uma fonte confiável e autoridade no seu nicho.

O ideal é abordar assuntos que sejam relacionados ao seu segmento de atuação e que resolvam as dúvidas de potenciais clientes, como informações sobre consumo de energia, alternativas de energia sustentável, vantagens da energia solar, etc.

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Compartilhe os resultados das suas soluções

Outra forma de fortalecer a autoridade do seu negócio no mercado de energia solar é compartilhando os resultados de projetos anteriores e a satisfação dos clientes mediante a solução oferecida.

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Comprove a experiência da empresa

Divulgue os prêmios e reconhecimentos recebidos pela empresa, os eventos organizados e frequentados por sua equipe, os anos de experiência no segmento de energia solar fotovoltaica, o número de clientes ou vendas realizadas e demais marcos alcançados ao longo do seu desenvolvimento.

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Faça parcerias com outras figuras de autoridade

Uma boa ideia é fazer parcerias com especialistas e influenciadores digitais que tenham valores semelhantes aos da empresa, como preocupação com economia no dia a dia, responsabilidade ambiental, interesse por equipamentos de alta tecnologia, e assim por diante.

Colocando essas dicas em prática, você estará aproveitando o melhor que o gatilho de autoridade tem a oferecer para sua empresa, construindo sua imagem de maneira forte e positiva e usando disso para conquistar a confiança do público e aumentar suas vendas.