Filtro líquido inovador para utilização aprimorada de energia solar

NOTÍCIA

Seta

Os módulos fotovoltaicos (PV), aproveitam principalmente comprimentos de onda do infravermelho próximo, deixando outros comprimentos apenas aquecerem o módulo fotovoltaico, diminuindo sua eficiência geral.

Para enfrentar este desafio, os cientistas desenvolveram sistemas PVT, que incorporam trocadores de calor contendo um fluido refrigerante (ar ou líquido) para transportar o calor gerado.

Este efeito de resfriamento não só aumenta a eficiência dos módulos fotovoltaicos, mas também captura o calor para diversas aplicações de energia térmica.

A equipe introduziu uma emulsão de óleo de peixe e água como filtro líquido para aumentar o efeito de resfriamento dos módulos fotovoltaicos e elevar a captação de energia térmica em sistemas PVT desacoplados.

Esses filtros líquidos, colocados sobre módulos fotovoltaicos, capturam comprimentos de onda específicos da luz solar que contribuem para a geração de eletricidade.

Além disso, as gotículas de óleo dentro da emulsão são capazes de absorver luz UV com comprimentos de onda abaixo de 500 nanômetros. Aumentando notavelmente a eficiência de conversão.

Ao reduzir a temperatura operacional, a eficiência sobe de 70,9% para impressionantes 84,4%, enquanto as temperaturas caem de 46,7 °C para uns 33,1 °C mais controláveis.

Durante o verão, o fluido no filtro de líquido pode ser desviado para maximizar a produção de eletricidade, enquanto no inverno, o filtro capta energia térmica para aplicações de aquecimento.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar