Exemplos de formas de geração distribuída de energia

3

Para que você entenda mais sobre a geração distribuída de energia e como ela funciona, separamos 3 exemplos. Confira a seguir!

Como funciona a geração distribuída no Brasil?

É usado o sistema de compensação de energia, onde o consumidor é o próprio gerador da energia e utiliza sua produção para descontar o próprio consumo em forma de créditos na sua conta de luz.

Vale ressaltar que aqui no Brasil os geradores de energia não podem vender a energia produzida, ela pode ser produzida em sistemas On Grid ou Off Grid e deve ser usada para consumo próprio.

Hoje, a energia solar é a fonte mais usada como geração distribuída de energia no Brasil, mas é possível usar outras fontes como o vento e até biomassas, como o bagaço de cana, por exemplo.

Os exemplos

Geração junto à carga

Lined Circle

1

Gera-se energia elétrica no próprio local de consumo – residenciais e empresas – e o principal exemplo são as placas solares e sistemas fotovoltaicos. É a modalidade mais conhecida e usada.

Nessa modalidade, toda a energia gerada naquela unidade será de uso exclusivo da unidade geradora, não sendo possível transferir os créditos energéticos.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Autoconsumo remoto

Lined Circle

2

A energia gerada em determinada unidade pode ser usada para abater a conta de energia de outras unidades que tenham o mesmo CPF ou CNPJ.

Vale lembrar que não é possível abater a conta de luz de duas ou mais construções mesmo que estejam em seu nome, pois os créditos energéticos só podem ser usados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.

Geração compartilhada

Lined Circle

3

A geração compartilhada é usada especialmente em condomínios, mas também pode ser usada entre vizinhos e familiares.

Dois ou mais indivíduos que estejam dentro da mesma área da distribuidora investem em um único sistema de geração distribuída de energia.

Além de dividir os custos de instalação, o excedente de energia é dividido entre todos os participantes da geração compartilhada, gerando economia no final do mês para todos os envolvidos.