Energia solar: Zimbábue precisa de investimentos

Os países africanos têm um grande potencial para o avanço da energia solar, atraindo grandes investimentos. Agora, o governo do Zimbábue precisa de investimentos para que seu povo tenha mais acesso à eletricidade ao mesmo tempo que diminui sua pegada de carbono.

Incentivos para a energia solar no Zimbábue

1

Recentemente, o governo do Zimbábue propôs incentivos para a conclusão de seus projetos solares. Ao todo 1.000 MW de capacidade em energia solar estão em desenvolvimento ou ainda no papel. Para a conclusão deles, é necessário cerca de 1 bilhão de dólares.

Contudo, a velocidade de acontecimento desses projetos caiu por falta de investimentos, principalmente, do setor privado. Por isso, o ministro das finanças do país veio a público afirmar a importância desse aumento da capacidade solar.

Dificuldades no país

2

Atualmente, as tarifas energéticas no Zimbábue não acompanharam a inflação de 255% do mês passado. Por esse motivo, produtores independentes de energia não conseguem pagar os dividendos e os empréstimos que pegam com investidores privados. Isso é agravado ainda mais com a falta de moeda estrangeira no país.

O ministro da Fazenda anunciou a garantia de tarifas viáveis ​​e contratos de compra de energia (PPA) para diminuir as preocupações dos produtores. De acordo com o ministro, um acordo governamental com tarifa econômica é um elemento importante para a implementação bem-sucedida de projetos de energia solar.

Analysis of Zimbabwe's electricity crisis: Peter Mutasa

As garantias cobririam um total de 27 projetos independentes de energia solar com tamanhos variando de 5 MW a 100 MW, com uma capacidade cumulativa de 1.000 MW.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!