O Ministério de Mineração e Energia da Sérvia anunciou que a maior instalação fotovoltaica do país iniciou suas operações comerciais. Contudo, algumas informações ainda não são de conhecimento público, gerando algumas dúvidas. Confira tudo o que já sabemos sobre esse grandioso projeto no país europeu.
A Sérvia, assim como a maioria dos países europeus, está sofrendo com a crise energética gerada pelo confronto entre Ucrânia e Rússia. Por isso, acelerou a estreia de um dos seus maiores projetos fotovoltaicos na história do país;
“A usina de energia solar DeLasol é a maior instalação fotovoltaica da Sérvia, sendo um exemplo de como, usando energia solar, podemos melhorar simultaneamente a segurança do fornecimento de eletricidade e a proteção ambiental” Ministro da Energia Dubravka Đedović
A instalação tem uma capacidade de 9,9 MW e ocupa uma área de 12,5 hectares. Ele usa cerca de 18.000 módulos bifaciais fornecidos por um fabricante não revelado. O desenvolvedor do projeto é o MT-Komet, com sede em Belgrado.
A empresa não revelou como a energia solar gerada pela instalação será comercializada. Contudo, espera-se que parte desta energia gerada vá para projetos do governo e vendas para países que buscam atingir suas metas de carbono.
A Sérvia tem como objetivo implantar 8,3 GW de energia solar até 2024, de acordo com um novo plano recentemente elaborado pelo governo. Projetos fotovoltaicos em escala de serviços públicos poderiam ser construídos em 200.000 hectares de terras agrícolas negligenciadas e de baixo valor. Assim, poderiam abrigar 2 GW de energia solar, de acordo com o rascunho.