Energia solar e aquecimento global

Recentemente, a Europa e outros lugares do mundo vivenciam seus recordes de altas temperaturas. Portanto, a energia solar ganha força como assunto e uma das maneiras de impactar nesse cenário.

Contudo, é importante saber que as temperaturas muito altas podem ser um fator de impacto no funcionamento dessa tecnologia. Por isso, é importante estar atento a esse cenário e saber como funciona o sistema de energia solar.

Os painéis dessa tecnologia funcionam através das células fotovoltaicas, que captam a luz solar e transformam em energia elétrica. Assim, a incidência direta do sol nos painéis é benéfica para uma maior conversão.

Porém, todos os componentes que fazem parte desse sistema têm seu perfeito funcionamento em temperaturas ideais. Assim, a maioria deles tem testagem em um espectro de 25ºC a 30ºC, dependendo da região.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Por isso, o aquecimento global não indica uma maior eficiência da energia solar, pois a agitação gerada no sistema é maior que a ideal.

Ao que tudo indica, o rendimento dos painéis solares em temperaturas extremas pode cair de 10% a 25%. Dessa forma, é preciso que os profissionais que instalam esse sistema também tenham esse conhecimento para a instalação adequada conforme a geografia local.

Segundo estimativas internacionais, a esperança é que até 2050 pode ser 69% da fonte de energia primária do mundo. Dessa forma, grandes nações com o carvão e outras fontes de energia podem diminuir seu impacto no aquecimento global.

Além disso, a manutenção de temperaturas ideais é benéfica tanto para a energia solar, quanto para a vivência humana. Afinal, a biologia das pessoas não se desenvolveu para conviver em um planeta com temperaturas acima das que se registram até agora.

Confira as últimas atualizações do universo de energia solar