Aproveitar a energia solar para capturar gases de efeito estufa é extremamente popular na pesquisa científica. Isso porque a luz solar que atinge a Terra por uma hora é quase equivalente ao consumo total de energia da humanidade durante um ano inteiro.
O estudo, intitulado “Optical cavidade-mediated exciton dynamics in photosynthetic light harvesting 2 complexs”, foi publicado na Nature Communications. A equipe fez novos progressos quando se trata de aproveitar a energia solar e a luz.Eles usaram a espectroscopia a laser ultrarrápida, com a ajuda de materiais avançados, para mostrar que seria possível usar a energia solar para reduzir os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera a longo prazo.
O estudo mostra que, desta forma, uma forte interação é alcançada entre a energia solar e os complexos de antenas. Isso pode criar um efeito cascata, que pode acelerar o processo de transferência de energia. Para que a colheita de luz fotossintética funcione de maneira ideal e seja usada, por exemplo, para produzir combustível, todas as etapas do intrincado processo devem ser muito eficientes.
Pullerits espera que as descobertas possam ser usadas no futuro para desenvolver unidades maiores usadas em nível global, para utilizar a energia da luz solar para absorver o dióxido de carbono da atmosfera e convertê-lo em produtos químicos úteis. Pode ser uma das muitas soluções para superar nossa atual crise climática.
Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!