Energia solar baseada no espaço já é realidade

NOTÍCIA

Seta

Em uma conquista sem precedentes combinando exploração espacial e energia renovável, o Projeto de Energia Solar Baseada no Espaço da Caltech avançou na corrida pela energia solar baseada no espaço

Em um experimento importante realizado em 22 de maio, a equipe transmitiu com sucesso energia detectável para a Terra usando transferência de energia sem fio.

A nova tecnologia, chamada MAPLE, utiliza uma variedade de transmissores de energia de micro-ondas leves acionados por chips eletrônicos personalizados.

Energia do espaço para a Terra por wireless?

 Ao contrário dos painéis solares terrestres limitados pela luz do dia e pelas condições climáticas, os painéis solares no espaço gerariam eletricidade continuamente

Estima-se que o rendimento potencial da energia solar espacial seja até oito vezes maior do que os painéis solares tradicionais na superfície da Terra.

A ideia inclui a implantação de uma constelação de espaçonaves modulares que capturam a luz do sol, a convertem em eletricidade e a transmitem sem fio como micro-ondas por longas distâncias.

Essa inovação tem o potencial de transformar o acesso e a distribuição de energia, especalmente em regiões remotas e áreas afetadas por conflitos ou desastres naturais.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar