Diferenças entre inversor string e microinversor: entenda melhor e saiba diferenciar!
Tanto o inversor string quanto o microinversor são tipos de inversores — e peças fundamentais dos kits solares fotovoltaicos oferecidos pelo mercado. Sendo assim, entender sobre a função geral das máquinas, e possíveis aplicações, serão importantes para uma rápida assimilação sobre as diferenças entre ambos os modelos.
O que é um inversor solar?
O inversor solar é um aparelho que faz a captação e conversão da energia elétrica gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é a comumente utilizada nas casas e/ou empresas. Ou seja, o inversor solar é indispensável para você poder utilizar a energia solar fotovoltaica para alimentar os seus utensílios e aparelhos elétricos.
O que é um inversor solar?
Diferentemente das placas fotovoltaicas, o inversor solar é um aparelho que não precisa — e nem deve — ficar exposto à luz do sol para funcionar. Seu funcionamento acontece por meio de um sinal de Wi-Fi, que envia todos os dados de geração do sistema — que, por sua vez, podem ser acompanhados por aplicativos para celular ou computadores
Como o inversor solar funciona?
Inversor on-grid: é utilizado para conectar o sistema de energia solar com a rede de distribuição, sincronizando a tensão da saída (V) e da frequência (HZ);Inversor off-grid: foi desenvolvido para sistemas que funcionam longe de uma rede elétrica, utilizando baterias para fazer a conversão e utilização;Inversor híbrido: pode ser utilizado tanto em locais sem eletricidade, como em conjunto com a rede de distribuição.
Quais os tipos de inversor solar?
o inversor solar on-grid
Um dos modelos mais comuns entre as casas, empresas, usinas e fazendas que utilizam energia solar, o inversor solar on-grid é um aparelho que conecta um sistema fotovoltaico às redes de eletricidade locais. Em seguida, o inversor fica responsável por abastecer a rede elétrica (grid) com a energia produzida, cumprindo o ciclo de reutilização de eletricidade.
O que é o inversor on-grid?
O inversor solar on-grid foi desenvolvido com o intuito de funcionar com a rede pública, ampliando as interações entre as fontes renováveis. Por conta disso, ele não consegue funcionar por conta própria, sempre dependendo da companhia de energia elétrica, assim, não podendo ser utilizados em locais isolados ou sem conexão com a rede.
O que é o inversor on-grid?
Praticamente, todos os equipamentos eletrônicos comuns do dia a dia podem ser conectados a esse tipo de inversor. Graças a essa “companhia” obrigatória com a rede elétrica também será possível aproveitar a energia armazenada no inversor em algum momento posterior. Como benefício, o inversor on-grid descomplica a utilização de energia elétrica , reduzindo o valor das contas de eletricidade em até 95%.
Características do inversor on-grid
Como dito anteriormente, o inversor on-grid capta a energia dos painéis fotovoltaicos e converte seu fator de “corrente contínua” (CC) para “corrente alternada” (CA). Para isso, o aparelho utiliza uma espécie de oscilador, que sincroniza sua frequência com a da rede elétrica, assim, evitando que a voltagem não fique nem acima, nem abaixo, da rede.
“String” é o nome um inglês para fio, que, neste caso, ganha o papel de “fio condutor”. É com ele que acontecerá a associação entre módulos para a geração de energia.
- Resiste a mais manutenção e deslocamento;- Maior tempo de vida útil;- Manutenção rápida;- Melhor funcionamento em regiões quentes.
Vantagens do inversor string
- Reparo dos arranjos de módulos fotovoltaicos;- Possibilidade de funcionalidade alterada.
Desvantagens do inversor string
O microinversor
Conta com um tamanho reduzido, permitindo sua instalação nos telhados sem haver obras extras na infraestrutura do local, como abrigos voltados para os equipamentos.
- Praticidade de instalação;- Leve e compacto;- Pode ser anexado aos trilhos dos próprios módulos fotovoltaicos;- Evita perdas de energia.
Vantagens do microinversor
- Menor vida útil em ambientes quentes;- Manutenção com instalador no telhado.
Desvantagens do microinversor
O uso do invesor string nãoé o mais indicado para todos os tipos de instalação de energia solar. Se você estiver em busca de expandir a área do projeto de energia solar, os microinversores serão mais bem-vindos. Em termos de segurança, o inversor string ganha vantagem por conseguir funcionar mesmo em alta tensão, podendo manter a transmissão da energia elétrica em casos de incidentes na rede.
Qual o melhor?
Por fim, enquanto o microinversor pode alcançar um tempo de vida útil de até trinta anos, o inversor string, geralmente, opera entre 10 a 15 anos. Considerando todos os pontos, a melhor orientação é optar por um microinversor no seu sistema de energia solar.
Qual o melhor?
Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!