cabo de energia elétrica e SOLAr

Qual a diferença?

Os fios e cabos são também chamados de condutores elétricos, e são os responsáveis pela condução e distribuição de energia elétrica. Enquanto os fios são formados por um único filamento metálico e rígido, os cabos são compostos por vários fios torcidos e entrelaçados, que são mais flexíveis.

Cabos elétricos convencionais

Um cabo condutor é formado por diferentes fios condutores que são conectados entre si, tornando o cabo flexível e resistente a dobragens, sem quebrar facilmente. Por isso, costumam ser utilizados na ligação entre duas partes de um circuito, já que podem mudar de posição e serem submetidos a esforços de dobragem.

Esses dispositivos possuem algumas características de fabricação que muitas vezes passam batido pelos profissionais que trabalham na área, mas que merecem uma atenção redobrada. Uma dessas características é o aquecimento que acontece em função do “efeito Joule”, quando um condutor é percorrido por uma corrente elétrica. Isso faz com que a capacidade de condução de corrente de um cabo esteja diretamente relacionada à temperatura que o cabo suporta sem danificar sua isolação.

Os cabos de energia solar (também chamados de cabos solares e cabos fotovoltaicos) servem para conectar e conduzir a corrente elétrica entre os painéis solares e o restante do sistema fotovoltaico. Sendo assim, escolher o cabo adequado para o sistema de energia solar é fundamental para que ele funcione corretamente.

Cabos de energia solar

São usados cabos, em vez de fios, para garantir a conectividade apropriada para a transmissão de energia elétrica. Os cabos são mais flexíveis e resistentes, inclusive em relação às variações climáticas (como ventos fortes e chuva), o que é primordial para instalações fotovoltaicas.

Como a energia elétrica de um sistema solar tem sua origem em corrente contínua, deve-se utilizar cabos adequados para tal situação. Geralmente, a tensão de isolação dos cabos fotovoltaicos é com tensão contínua máxima de 1,8 kV CC, entre condutores e condutor/terra.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

– Os fios de cobre devem ser esmaltados, pois a corrente contínua exige muito do cabo; – Não ter em sua composição silicone e outras substâncias que possam causar danos ou emitir gases tóxicos se submetidas ao fogo; – Ter resistência em relação aos efeitos da radiação solar e outras condições climáticas, já que ficam expostos ao tempo; – Ter camada dupla polimérica, permitindo uma transição segura, principalmente em casos de interrupção brusca de isolamentos (o que poderia provocar danos às conexões).

Características específicas

Para facilitar o processo de escolha do cabo adequado na instalação de painéis solares, uma boa dica é considerar a amperagem máxima suportada pelo cabo. Quanto maior for a corrente (em amperes) gerada pelo sistema solar, maior deve ser a amperagem suportada pelo cabo fotovoltaico.

Um cabo com amperagem maior do que a que é produzida pelo sistema evitará quedas de tensão e superaquecimento do cabo, reduzindo os riscos de sobrecargas no sistema, e, consequentemente, de incêndios.

Outro detalhe importante em relação aos cabos que serão utilizados em projetos fotovoltaicos é que devem ser adequados para aplicações em corrente contínua, com tensão nominal de isolação igual ou superior à tensão máxima do arranjo fotovoltaico.

Alguns fabricantes de cabos de energia solar garantem uma vida útil de no mínimo 25 anos sob radiação solar direta, o que é muito importante para que sua durabilidade se equipare à vida útil dos painéis solares. É preciso que os eletrodutos, braçadeiras e presilhas possuam uma vida útil equivalente ou superior. Caso isso não seja possível, é preciso fazer uma manutenção programada após alguns anos da instalação para realizar a substituição desses itens.

Os cabos solares possuem uma temperatura de trabalho de 90°C, e podem operar em 120°C por determinados períodos. Normalmente, a indicação que consta nos catálogos dos fabricantes em relação a esse período é de 20.000 h.

Durante a instalação dos condutores, é indicado observar alguns fatores específicos. Um deles refere-se ao uso de conector para o cabo da mesma marca e modelo dos demais já fornecidos pelos módulos fotovoltaicos, assim obtêm-se maior segurança para sua instalação.

Também é importante atentar para que os cabos sejam acomodados e fixados de modo que não sofram fadiga devido a esforços mecânicos. Vale ter um cuidado extra em instalações com presença de estruturas metálicas, quando há bordas cortantes ou perfurantes que podem danificar a capa de proteção e comprometer a isolação do cabo.

Por fim, vale lembrar a importância de dimensionar o cabeamento de forma adequada, evitando riscos e danos à instalação. Os cabos de energia solar possuem uma série de especificidades que ajudam a garantir maior segurança para a sua instalação, por isso é importante dar prioridade a eles na hora de realizar seu trabalho.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!