O vasto potencial energético do Sol é aproveitado através das células solares, mas parte desta energia permanece inexplorada. E esta ineficiência representa um desafio para as células solares orgânicas.
Pesquisadores deram um passo nessa direção ao descobrir que corantes orgânicos específicos podem servir como rodovias virtuais para o transporte de energia.
As células solares orgânicas são coletores de energia leves e ultrafinos que podem ser aplicados perfeitamente em várias superfícies. Esses revestimentos flexíveis possuem um imenso potencial.
Contudo, uma desvantagem é a capacidade limitada de transporte de energia dentro do material. Os pesquisadores têm investigado os processos fundamentais de transporte dentro das células solares orgânicas.
Quando os fótons na forma de energia luminosa interagem com o material de uma célula solar, eles são absorvidos e transformados em um estado excitado, denominado éxciton.
Essas cargas permanecem inativas até atingirem uma interface, onde podem ser convertidas em energia elétrica. E foi descoberto que corantes orgânicos podem criar caminhos para um transporte mais eficiente.
A estrutura química única e a excelente capacidade de absorção de luz de certos corantes orgânicos, conhecidos como merocianinas quinoides, permitem-lhes servir como camada ativa nas células solares orgânicas.
Essas descobertas podem acelerar o desenvolvimento de células solares orgânicas e diodos emissores de luz orgânicos com desempenho substancialmente melhorado.
Confira as últimas novidades do universo de energia solar