Conheça o Programa de Incentivo para Energia Solar PL 3386/21

O Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Energia Eólica e da Solar Fotovoltaica (PIDES) está atualmente tramitando no Senado Federal.

Seu objetivo é financiar, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a instalação de sistemas fotovoltaicos e projetos eólicos no Brasil.

O projeto de Lei 3386 de 2021 foi desenvolvido com o intuito de evitar que seja necessário fazer racionamentos de energia elétrica decorrentes de crises hídricas. O PL é de autoria do senador Plínio Valério, eleito pelo PSDB do Amazonas.

Essa preocupação tem origem em situações já enfrentadas pelo Brasil no passado. Como em 2001, quando o país foi forçado a adotar políticas de racionamento de energia elétrica para evitar blecautes. Ainda assim, parte da população enfrentou apagões naquela época.

Em 2021, observou-se que uma nova crise de fornecimento de energia começou a tomar proporções preocupantes. Esse cenário torna ainda mais clara a necessidade urgente de direcionar investimentos em outras fontes de energia sustentáveis, como a energia eólica e a solar.

Segundo o senador responsável pela autoria do projeto de lei, o Brasil tem tudo que precisa para explorar esse tipo de energia. As condições ambientais são favoráveis, mas é preciso buscar soluções para evitar o risco de novos apagões e redirecionar recursos para tal.

A geração de energia por meio de tecnologias que exploram a energia eólica e a energia solar tem contribuído significativamente para evitar os riscos de racionamentos e apagões.

É crescente o número de consumidores que buscam transformações na forma de consumir energia. Por conta disso, a aprovação do PIDES será muito bem vinda, possibilitando que mais pessoas invistam na geração distribuída.

A tendência para 2022 e os anos seguintes é que o crescimento do setor surpreenda. A ABSOLAR projeta que a busca pela geração de energia sustentável seja impulsionada principalmente pela imprevisibilidade das contas de luz e pelas muitas outras vantagens que a energia solar proporciona aos consumidores.

O crescimento do mercado de energia solar no Brasil comprova a tendência cada vez mais presente de investimentos em prol da sustentabilidade e consciência sobre o consumo.

Especialistas e estudos na área legitimam a energia solar fotovoltaica como um investimento necessário para a evolução e crescimento do país. Para que isso de fato se concretize, mais programas como o PIDES precisam ser sugeridos e entrar em vigor.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!