Como estruturar um modelo de negócio para sua empresa de energia solar
Com o crescimento do interesse por energias sustentáveis nos últimos anos, o setor de energia solar está mais aquecido do que nunca.Esse pode ser o momento para abrir sua empresa e ingressar no mercado de energia fotovoltaica, saiba como estruturar um modelo ne negócio e comece já!
Antes mesmo de iniciar suas atividades, é importante ter um modelo de negócio, que é uma forma de colocar no papel a ideia de criação da sua empresa.Ele representa um passo fundamental para dar início ao seu negócio, pois ajuda a definir seu funcionamento e estabelecer como você vai oferecer seus serviços como integrador solar.
Trata-se de um documento a ser desenvolvido antes mesmo de você dar início às suas atividades que vai servir como uma representação de como a sua empresa vai atrair clientes. Deve ser desenvolvido a partir da estruturação dos elementos e etapas que fazem a sua empresa e os serviços que serão oferecidos e como isso será feito na prática.
O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico,que permite desenvolver modelos de negócios por meio de um esquema visual, formando um quadro subdividido em 9 categorias que iremos nos aprofundar a seguir.
Essa categoria diz respeito aos segmentos de clientes que serão foco da sua empresa. Comece listando quem são os seus clientes ideais.Todas as atividades planejadas e desenvolvidas pelo seu negócio de energia solar devem girar em torno do campo de segmento de mercado. Afinal, é preciso ter em mente quem você deseja atingir.
Segmentos de mercado
É a proposta de valor que define o que a sua empresa de energia solar vai oferecer de importante para o mercado.Essa é uma parte importante ao estruturar seu modelo de negócio, é preciso pensar qual a solução que sua empresa deseja entregar, e quais são os seus diferenciais para o cliente
Proposta de valor
É preciso pensar também em como as suas soluções de energia solar chegarão até o seu cliente. Procure pensar quais são os melhores canais para alcançar o seu perfil de cliente, e inclua-os em seu modelo de negócio.
Canais
Essa categoria diz respeito a como a sua empresa vai se relacionar com seus clientes.Você pode também pensar nos canais de comunicação antes das pessoas se tornarem clientes efetivos, e os que são usados para a manutenção dessa relação.Esse diálogo pode acontecer online, na loja física ou escritório do seu negócio, em um ponto de vendas, etc.
Relações com os clientes
As fontes de renda são as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Neste quadro, relacione tudo o que representa alguma entrada de dinheiro para o seu negócio, como clientes, estratégias de marketing, etc.
Fontes de renda
No quadro de atividades, você precisa detalhar quais as principais atividades responsáveis pelo valor que será entregue aos seus clientes. Se tratando de uma empresa de energia solar, alguns exemplos de serviço que você pode oferecer são o dimensionamento de energia solar, desenvolvimento de projetos fotovoltaicos e instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.
Atividades-chave
Os recursos-chave precisam ser definidos após as atividades-chave da empresa.. Alguns exemplos de recursos-chave são os equipamentos essenciais para executar seu serviço, o capital humano necessário, gastos de manutenção com o local onde será estabelecida sua empresa, e assim por diante
Recursos-chave
Neste bloco, você deve inserir as parcerias que contribuem para a entrega do seu negócio, como as atividades realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa.Deve incluir fornecedores de equipamentos e empresas de financiamento de energia solar, por exemplo.
Parcerias-chave
Por fim, é necessário definir os custos para execução e manutenção das suas atividades. Isso vai ajudar a determinar o preço a ser cobrado pelo seu produto ou serviço, sem que isso represente um prejuízo para o seu negócio.Atente aos custos mais importantes, e liste quais as atividades mais caras relacionadas aos serviços oferecidos.
Estrutura de custos
Depois de preencher o seu Canvas,você terá o modelo de negócio da sua empresa de energia solar. Todos os quadros que compõem o Canvas devem ser preenchidos pensando no valor entregue aos clientes, afinal essa é a finalidade do modelo de negócio.Esse quadro servirá como referência para aexecução das tarefas diárias, com pontos básicos e fundamentais para basear suas decisões.
Confira as últimas novidades do universo de energia solar