É claro que a transição energética está em andamento e se movendo em uma trajetória positiva. Nosso futuro existirá com uma mistura de quase 100% de energia solar e eólica.
Atualmente, existe a construção de parques em todo o mundo, as pessoas estão instalando sistemas residenciais a uma taxa notável, usando tecnologia testada, comprovada e segura. Tudo isso de uma forma barata, escalável e confiável.
A princípio, a verdade é que a energia solar traz pouca ou nenhuma desvantagem, bem como nenhum risco ambiental. Além disso, desfruta de apoio político maciço em todo o mundo.
A fonte da energia solar - o sol - é a mais poderosa e vasta que temos. Por exemplo, a quantidade de energia que atinge a Terra do sol é 10.000 vezes maior do que precisamos para todas as demandas de energia. Bem como, requer menos de 1% do Saara para capturá-la.
Por outro lado, na Europa existem acres de terra sem exploração para desenvolvimentos solares. Assim, é possível utilizá-las o quanto antes, basta a convicção de fazê-lo, escalando a energia solar em velocidade paralela à energia eólica.
A indústria solar trabalhou duro para construir uma maior conscientização sobre o ambiente em que os parques solares estão. Agora, espera-se que os operadores conduzam uma investigação sobre quais plantas e animais existem em um local.
Como construir um futuro sustentável
No entanto, mesmo assim, alguns preferem que terras adequadas fiquem para descansar, em vez de abastecer suas casas, negócios e o continente. O que é uma contradição, visto que a energia solar é uma fonte de energia gratuita e vasta.
Assim, é necessário chegar a um ponto em que, coletivamente, todos aceitem ter alguns painéis solares e parques eólicos em terra. Pois, essa é a melhor alternativa tanto para sociedade, quanto para as pessoas com esses espaços.