Baterias solares

para proprietários de residências

Seta

Com a acessibilidade cada vez maior, muitos proprietários de residências mudaram para a energia renovável. E além dos painéis solares, as baterias solares também estão ganhando popularidade.

As baterias solares funcionam como soluções de armazenamento da energia produzida pelos painéis solares ao longo do dia. Em vez de desperdiçar energia em excesso, essas baterias permitem armazená-la. 

Elas permitem que você aproveite a energia solar mesmo durante a noite ou em dias nublados, reduzindo sua dependência da rede e permitindo que sua casa opere apenas com energia limpa e renovável.

Ao escolher uma bateria solar, os dois tipos principais comumente usados em ambientes residenciais são baterias de íon de lítio e baterias de chumbo-ácido. 

As baterias de íons de lítio, uma inovação mais moderna, são econômicas devido à sua vida útil mais longa, maior capacidade de armazenamento e alta profundidade de descarga (DoD).

Baterias de íons de lítio

Por outro lado, as baterias de chumbo-ácido são uma opção mais acessível inicialmente, mas têm menor capacidade, DoD e vida útil, tornando-as menos econômicas a longo prazo.

Baterias de chumbo-ácido

As baterias podem reduzir as contas de energia armazenando o excesso de energia para uso durante períodos de alta demanda. Eles fornecem independência energética, além de reduzirem o impacto ambiental.

Vantagens e desvantagens das baterias solares

Vantagens e desvantagens das baterias solares

No entanto, é importante observar os altos custos iniciais associados às baterias solares, pois exigem um investimento substancial. Além disso, a manutenção periódica é necessária.

Confira as últimas novidades do universo de energia solar