Barra de cobre protege os eletrônicos da sua casa

É muito comum em residências mais antigas a ausência do aterramento, muitas vezes por não conhecer o real impacto e exposição que um usuário tem ao encostar em uma estrutura que está com estática ou fuga de corrente e levar um choque elétrico.

Quando não há aterramento em uma residência, um equipamento que sofrem algum dano ou falha pode ter uma de suas fases encostando em sua estrutura, e no momento em que o usuário encosta na estrutura do equipamento irá levar um choque.

Já para os equipamentos eletrônicos instalados na residência, a ausência do aterramento permite que eles estejam vulneráveis as variações que podem ocorrer na rede elétrica, que elevam a tensão e a corrente, ultrapassando os limites de funcionamento dos equipamentos, fazendo com que parem de funcionar.

Ao inserir a haste de cobre na terra, ela será conectada ao quadro de distribuição, todo equipamento que estiver conectado na tomada com a presença do pino do terra, caso tenha uma fuga de corrente na estrutura do equipamento, essa corrente será direcionada para à terra, e se um usuário tocar nesta estrutura, se levar um choque, ele será muito baixo.

Instalação com aterramento

Mesmo com o sistema de aterramento instalado corretamente, pode ser que o circuito elétrico esteja com uma “fuga de corrente” fazendo com que a corrente elétrica fique passando pelo terra até que seja identificado, isso faz com que a conta de energia suba mesmo com nenhum equipamento ligado.

é aquela em que o aterramento está isolado do circuito elétrico, ou seja, a ligação que sai da haste inserida no solo está ligada no quadro de distribuição e nas tomadas, não havendo nenhum contato com outras ligações.

Ligação TT

é aquela onde o aterramento está conectado com o neutro na entrada de energia, isso quer dizer que no quadro de entrada, onde tem o relógio, o neutro que chega da concessionária de energia é conectado ao terra e no restante do circuito são ligados de forma individual.

Ligação TN

é aquela onde em todos os pontos da instalação elétrica o terra é conectado ao neutro, essa ligação é geralmente utilizada em último caso, quando não existe outra possibilidade de fazer outro tipo de ligação, tendo em vista que em todo momento o neutro se torna o terra.

Ligação TN-C

mesmo que a ligação seja feita corretamente ainda é possível tomar um choque elétrico de baixa intensidade, para eliminar este risco é necessário utilizar equipamentos de proteção para o circuito elétrico, alguns modelos mais utilizados são o Disjuntor Diferencial Residual (DR) e o Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS).

Proteção contra choques elétricos

O Disjuntor Diferencial Residual (DR) é um dispositivo de proteção para o circuito elétrico, ele é capaz de identificar fugas de corrente e desligar garantindo que não tenha um acidente ou risco de choque elétrico.

Disjuntor DR

O DR está monitorando a rede elétrica, caso haja um desbalanço de corrente ele irá desligarinstantaneamente, eliminando completamente o risco de choque elétrico para o usuário. O DR também elimina a possibilidade de haver o consumo de energia elétrica que não esteja sendo utilizada

O Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS) é utilizado para eliminar a possibilidade deuma carga alta entre no circuito elétrico da residência, essas cargas altas podem ser geradas através de descargas atmosféricas que geram alta corrente podendo queimar os equipamentos instalados na residência.

Dispositivo DPS

O dispositivo DPS funciona conectado ao terra, isso quer dizer que, toda vez que uma corrente alta tente passar por ele, de acordo com sua configuração, ele irá direcionar essa corrente para o terra protegendo os equipamento que estão ligados depois dele no circuito.

Todo equipamento existe uma vida útil, de acordo com as atuações esse tempo diminui, sempre verifique os equipamentos, caso tenham alguma sinalização em vermelho pode ser que o equipamento não esteja mais funcionando, sendo necessário entrar em contato com um profissional para realizar a substituição.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!