Um dos aparelhos mais importantes nos dias de hoje é o computador. Nele, é possível jogar, trabalhar, assistir filmes e muito mais. O problema é que nem sempre a bateria dá conta de tudo isso, e é comum surgirem dúvidas de como diminuir o consumo de energia do computador.

Essa dúvida é muito válida, até mesmo porque, ao diminuir o consumo de energia do computador, também é possível reduzir a conta de luz. Segundo o Procel, utilizar um computador durante oito horas por dia em um mês, representa um gasto de 15 kWh na conta de luz.

Pensando nisso, a Solfácil preparou algumas dicas que vão te ajudar a usar o computador por mais tempo sem ter que se preocupar em carregá-lo.

Reduza o brilho da tela

Você sabia que a tela do computador é um dos principais motivos pelo qual o PC descarrega durante o uso? Pois é, isso porque é preciso uma grande quantidade de energia para manter a tela nítida e brilhante.

Então, uma boa estratégia para não ficar sem bateria com pouco tempo de uso é deixar o brilho da tela mais baixo do que o costume.

Além do aumento do consumo, deixar o brilho da tela no máximo pode prejudicar a sua visão, ainda mais se você utiliza o computador em ambientes escuros ou durante a noite.

O ideal é que o brilho seja abundante o suficiente para que você enxergue as informações, mas sem provocar ofuscamento ou irritação nos olhos. 

Deixar o brilho da tela no máximo vai gastar mais energia e prejudicar a sua visão
Deixar o brilho da tela no máximo vai gastar mais energia e prejudicar a sua visão.

É importante observar também a luz do ambiente onde o computador é utilizado. Se o local for escuro, o contraste da tela tende a incomodar mais os olhos. Faça bom uso de ambientes bem iluminados, com luz natural, e, se for o caso, invista em uma luminária de mesa para ajudar a clarear a tela do seu computador sem precisar deixar o brilho dela no máximo. 

Há alguns modelos nos quais você vai ter que ir ao menu de configurações e achar a opção para alterar a luminosidade, enquanto há alguns modelos de computadores que permitem que você diminua o brilho acionando botões no teclado. Nos notebooks Windows, por exemplo, procure por um pequeno símbolo solar junto a uma das telas F. 

Não deixe o seu computador em locais muito quentes 

Assim como é preciso atentar para a luminosidade do local onde o computador é utilizado, é importante também observar a temperatura do ambiente. Se ela estiver muito alta, o computador vai precisar ativar os coolers para diminuir a temperatura interna do aparelho.

Os coolers são peças muito importantes no seu computador, e desempenham um papel fundamental para evitar o superaquecimento da máquina. São como pequenos ventiladores que, ao notar um aumento da temperatura interna, começam a rodar para dissipar o calor interno e assim manter todos os componentes em condições seguras de funcionamento. 

Os coolers do PC vão trabalhar mais se a temperatura interna estiver muito alta
Os coolers do PC vão trabalhar mais se a temperatura interna estiver muito alta.

Portanto, os coolers do PC vão trabalhar mais se a temperatura interna da máquina estiver muito alta.

Atualmente, já existem modelos de computadores que permitem que o próprio usuário possa escolher em quantas rotações por minuto os coolers devem girar, de modo a manter a temperatura ideal. No entanto, isso acaba influenciando no tempo de vida útil da bateria, o que também acontece se o computador for constantemente utilizado em local abafado e com altas temperaturas. 

Quanto mais fortes os coolers tiverem que trabalhar, maior vai ser o consumo de bateria. Para evitar que isso aconteça e aumente o consumo de energia do computador, use-o sempre em locais mais frescos e com ventilação.

Nunca obstrua as saídas de ar do seu computador

Como já deu para notar pela dica acima, o calor faz com que o PC tenha que trabalhar bastante para diminuir a temperatura interna e, assim, a bateria acaba durando menos.

Um hábito muito comum por quem usa notebook, por exemplo, é utilizá-lo apoiado no colo, mas isso dificulta a saída de ar e faz com que a máquina fique ainda mais quente. Como a saída de ar de notebooks fica na parte inferior do aparelho, isso pode acontecer ao utilizá-lo em qualquer superfície irregular (como sobre as pernas, almofadas ou cobertores).

Tudo isso acaba servindo como um bloqueio para o sistema de arrefecimento, limitando a circulação de ar e contribuindo para o superaquecimento do hardware. 

Utilizar o computador apoiado no colo vai dificultar a saída de ar e vai deixar a maquina mais quente
Utilizar o computador apoiado no colo vai dificultar a saída de ar e vai deixar a maquina mais quente.

Portanto, certifique-se de não deixar as saídas de ar obstruídas. Uma boa ideia é deixar o notebook um pouco levantado com o uso de um suporte, assim o ar terá condições de sair com mais facilidade, evitando que a temperatura do computador fique elevada.

O uso de suportes é indicado também para melhorar sua postura durante o uso, elevando a tela do notebook em uma altura adequada. 

Retire periféricos das entradas USB

Tudo que fica diretamente conectado ao notebook faz com que ele consuma mais energia. Isso vale para todo e qualquer dispositivo eletrônico, como pen drives, HDs externos, celular carregando ou até mesmo o mouse.

Todos os gadgets adicionais que não são originalmente parte do notebook usam energia e, por isso, precisam da rede elétrica para funcionar. No caso dos notebooks, acabam consumindo mais bateria. Isso vale para os acessórios que utilizam as portas USB, ou pelas antigas portas seriais. 

Se não for mais usar o mouse, não há necessidade deixá-lo conectado no PC
Se não for mais usar o mouse, não há necessidade deixá-lo conectado no PC.

Para evitar esse consumo de bateria, deixe conectado somente aquilo que você está realmente utilizando. Se não for mais usar o mouse, não há necessidade de deixá-lo conectado no PC. Se terminou de usar o pen-drive ou não vai mais digitar com o teclado, retire-os. 

Não deixe conectado no seu notebook qualquer dispositivo desnecessário, ou que não esteja sendo utilizado no momento. Dessa forma, você ganhará mais autonomia diária e preserva a vida útil da sua bateria poupando ciclos de carga.

Evite programas pesados

Programas e aplicativos muito pesados (como editores de imagem e vídeo) acabam exigindo muito da bateria e da memória RAM do seu PC. 

O mesmo vale para games e filmes. Se eles tiverem uma definição de vídeo muito alta, vão consumir bastante energia do computador. Isso acaba demandando que o computador seja carregado com mais frequência, comprometendo a vida útil da sua bateria.

Programas muito pesados vão exigir mais da sua máquina, influenciando no consumo de energia
Programas muito pesados vão exigir mais da sua máquina, influenciando no consumo de energia.

Isso acontece porque esses itens exigem bastante processamento de diferentes componentes (placa de vídeo, CPU, tela, etc) do notebook. Para evitar que isso aconteça, uma boa dica para diminuir o consumo do computador é jogar e assistir filmes e vídeos em uma definição mais baixa, e optar pelas versões mais leves de programas e aplicativos pesados. 

Outra maneira de evitar o desgaste da bateria é rodar games e filmes nas melhores condições de gráficos ou utilizar programas pesados apenas enquanto o notebook estiver conectado à tomada. Mas no geral, dê preferência à realização de atividades mais leves para que a duração da bateria do seu notebook seja maior.

Desligue as conexões sem fio

Assim como no caso dos aparelhos celulares, o suporte nativo a redes sem fio já é praticamente um item de série em notebooks. O que significa que vêm ativados, independente da nossa preferência de configuração.

Assim como acontece nos celulares, consomem muita energia e, consequentemente, bateria. 

Sendo assim, quando você não estiver usando a conexão com a internet (ao realizar trabalhos no Adobe Photoshop, no Microsoft Word ou qualquer outro software que não dependa de conexão online para funcionar), desative o Wi-Fi.

Entenda como a conexão sem fio interfere no consumo de energia
Entenda como a conexão sem fio interfere no consumo de energia.

Faça o mesmo com o Bluetooth, ou qualquer outra conexão sem fio, quando não estiver em uso. Elas podem gastar uma boa quantidade de energia da bateria, por isso não faz sentido mantê-las ligadas se não for preciso, sobretudo se o notebook estiver desconectado da fonte de energia. 

A maioria dos notebooks possui um interruptor ou combinação de teclas para desativar o Wi-Fi, tornando mais fácil esse acesso. Desconectar o Bluetooth pode ser mais complicado se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows. 

Alguns fabricantes fornecem um utilitário (geralmente no menu Iniciar) para habilitar ou desabilitar essa e outras redes sem fio. Em caso de dúvida, vá até a ‘Central de Rede e Compartilhamento’ no ‘Painel de Controle’, e no painel lateral clique em ‘Alterar as Configurações do Adaptador’.

Acesse essa opção para encontrar o Bluetooth, e clique com o botão direito do mouse nele e escolha a opção ‘Desativar’. Mantendo essas redes sem fio desconectadas quando não estiver usando você terá mais tempo de uso com o computador longe da tomada.

Feche programas que não está usando

A mesma dica do tópico anterior vale para programas que não estiverem em uso no momento. Se não precisar deles, mantenha-os fechados. 

É muito comum instalarmos algo e nem nos darmos conta de que o programa em questão foi adicionado à lista de inicialização automática junto com o sistema operacional. Assim, quando ligamos o computador, diversos programas abrem automaticamente, e muitos deles não serão sequer usados.

Muitos programas abertos ao mesmo tempo vão fazer que o computador fique mais lento
Muitos programas abertos ao mesmo tempo vão fazer que o computador fique mais lento.

Manter diversos programas abertos ao mesmo tempo faz com que o computador fique mais lento e exija mais da bateria. Verifique se isso acontece com algum programa ou aplicativo em sua máquina e remova programas desnecessários desta lista. 

Com menos aplicativos abertos em segundo plano, menor vai ser o esforço do PC e, assim, menos energia será consumida. Ao acabar de usar um determinado programa ou software, feche-o para evitar também que a memória RAM fique muito sobrecarregada e o computador fique mais lento.

Se não for usar o computador, desligue-o

Outro hábito comum e prejudicial à vida útil da bateria do seu notebook é fechar a tampa quando não está usando, em vez de simplesmente desligá-lo até que seja necessário utilizá-lo novamente. Essa prática vai fazer com que o aparelho continue trabalhando e, consequentemente, consumindo energia.

Quando acabar de usar o computador, desligue-o para não gastar bateria
Quando acabar de usar o computador, desligue-o para não gastar bateria.

Por isso, quando acabar de usar o computador, desligue-o ou coloque no modo de repouso. Assim, você evita que ele fique consumindo a carga da bateria e demande outra recarga antes que você precise utilizá-lo.

Evite deixar o notebook sempre conectado ao carregador

Antes, as baterias utilizadas nos notebooks eram feitas de níquel-cádmio, mas agora todas são compostas de lítio e não viciam ao longo do uso, pois não podem ser sobrecarregadas. Ainda assim, pode ser prejudicial, a longo prazo, deixar o notebook sempre conectado à rede elétrica. 

Carregar a bateria apenas quando necessário ajuda a evitar a degradação da bateria. Quando você quiser usar o seu notebook com energia da bateria e obter a máxima duração da bateria, desative o limitador e deixe o notebook carregar até 100%.

Alguns fabricantes sugerem alternar o uso do notebook na bateria e ligado na tomada. Dessa forma, o componente mantém-se calibrado e você elimina uma fonte de aquecimento da máquina. 

Também é importante ficar atento e não deixar a bateria descarregar totalmente. Isso porque a medição da bateria de um notebook é feita em ciclos: sendo assim, deixar a carga zerar até que o computador desligue significa encerrar um ciclo.

Evitar deixar o notebook sempre ligado ao carregador, ajuda no consumo de energia e na saúde da bateria
Evitar deixar o notebook sempre ligado ao carregador, ajuda no consumo de energia e na saúde da bateria.

Um teste realizado pelo site Battery University efetuou 300 ciclos de descarga completa, e chegou à conclusão de que isso fez com que a bateria perdesse 30% da sua capacidade.

Outra dica é nunca deixar o notebook sem bateria e sem uso por muitos dias. Se a bateria descarregar justo na hora que você terminar suas atividades, o mais recomendado é dar uma carga e desligá-lo apenas depois.

Mesmo um notebook desligado ou em repouso acaba consumindo um pouco da bateria ao longo do tempo. Como a ideia é evitar que mais um ciclo da bateria se encerre, é bom sempre manter a máquina com um pouco de carga.

Ative o modo de economia de bateria

Hoje em dia, praticamente todos os modelos de computadores têm um modo focado em garantir uma maior durabilidade da bateria. Com essa configuração, o aparelho vai diminuir o desempenho, o brilho da tela e outras funções vão ser afetadas para que o computador tenha mais tempo de bateria. 

O modo de economia de bateria pode garantir algumas horas a mais de funcionamento. É possível encontrar essa opção nas configurações do computador.

O modo de economia de bateria pode garantir algumas horas a mais de funcionamento
O modo de economia de bateria pode garantir algumas horas a mais de funcionamento.

Como algumas funções vão ser limitadas, talvez não seja interessante se você for realizar tarefas que exigem bastante do desempenho do notebook. Deixe para ativar o modo de economia de bateria ao utilizar softwares mais leves, quando você não precisar de toda a potência da sua máquina. 

Agora que você sabe como diminuir o consumo do computador, conheça a seguir as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Resumo do post no story abaixo

Posts Similares