Um dos aparelhos mais importantes nos dias de hoje são os computadores. É possível jogar, trabalhar, assistir filmes e muito mais. O problema é que nem sempre a bateria dá conta de tudo isso e o usuário se pergunta como diminuir o consumo de bateria  do computador.

Saber como diminuir o consumo de energia do computador também é importante para reduzir a conta de luz.

Segundo o Procel, utilizar um computador durante oito horas por dia em um mês, representa um gasto de 15kWh na conta de luz.

Pensando nisso, a Solfácil preparou algumas dicas que vão te ajudar a usar o computador por mais tempo sem ter que se preocupar em carregá-lo.

Reduzir o brilho da tela

A tela do computador é um dos principais motivos pelo qual o PC descarrega durante o uso.  Uma estratégia para não ficar sem bateria em pouco tempo é deixar o brilho da tela mais baixo do que o costume.

Além do aumento do consumo, deixar o brilho da tela no máximo pode prejudicar a sua visão, ainda mais se você utiliza o computador em ambientes escuros ou durante a noite.

Computador com a tela colorida
Deixar o brilho da tela no máximo vai gastar mais energia e prejudicar a sua visão

Alguns modelos de computadores permitem que você diminua o brilho acionando botões no teclado, já em outros você vai ter que ir ao menu de configurações e achar essa opção.

Não deixe o seu computador em locais muito quentes 

Se a temperatura do local estiver muito alta, o computador vai precisar ativar os coolers para diminuir a temperatura interna do aparelho.

Os coolers são peças muito importantes no seu computador e desempenham um papel fundamental para evitar um superaquecimento da máquina.

Ao notar um aumento da temperatura interna, esses ventiladores começam a rodar para dissipar o calor interno e assim manter todos os componentes em condições seguras de funcionamento.

cooler de um computador
Os coolers do PC vão trabalhar mais se a temperatura interna estiver muito alta

Já existem alguns modelos de computadores que permitem que o próprio usuário possa escolher em quantas rotações por minuto os coolers devem girar. Mas claro que isso vai influenciar no tempo de vida útil da bateria.

Quanto mais fortes os coolers tiverem que trabalhar, maior vai ser o consumo de bateria. Então use o computador sempre em locais mais frescos e com ventilação.

Nunca obstrua as saídas de ar do seu computador

Como você viu na dica acima, o calor faz com que o PC tenha que trabalhar bastante para diminuir a temperatura interna e assim a bateria vai durar menos.

Homem usando computador apoiado nas pernas
Utilizar o computador apoiado no colo vai dificultar a saída de ar e vai deixar a maquina mais quente

Por esse mesmo motivo, nunca deixe as saídas de ar obstruídas. Se possível deixe o notebook um pouco levantado para que o ar saia com mais facilidade e a temperatura do computador não fique elevada.

Existem suportes que vão ajudar nessa missão e ainda te deixam menos curvado e com uma postura melhor.

Retire periféricos das entradas USB

Tudo que você conectar no notebook vai consumir energia, então deixe somente aquilo que você está realmente utilizando.

mouse de computador
Se não for mais usar o mouse, não há necessidade deixá-lo conectado no PC

Se terminou de usar o pen-drive, não vai mais digitar com o teclado, retire-os. Assim você  vai fazer com que a bateria dure mais tempo.

Evite programas pesados

Programas e aplicativos muito pesados vão utilizar muita bateria e também memória RAM do seu PC. Se possível use versões mais leves para que a bateria aguente por mais tempo.

O mesmo vale para games e filmes. Se eles tiverem uma definição de vídeo muito alta, vão consumir bastante energia do computador e você vai ter que carregar com frequência. 

Jogue e assista filmes em uma definição mais baixa, essa é uma boa dica de como diminuir o consumo do computador.

imagem de um notebook em cima de uma mesa
Programas muito pesados vão exigir mais da sua máquina e da bateria também

Mas caso realmente você queira rodar os games nas melhores condições de gráficos, ou se trabalha com softwares de edição 3D, edição de vídeos, talvez seja interessante estar perto da tomada, pois a bateria vai durar bem menos do que o normal.

Desligue as conexões sem fio

O mesmo vale para o seu celular. Caso não esteja usando Wi-Fi, bluetooth ou qualquer outra conexão sem fio, desative-a.

Assim você vai conseguir mais tempo de uso com o computador longe da tomada.

Feche programas que não está usando

É muito comum que quando ligamos o computador, diversos programas e aplicativos abram automaticamente. E algum deles você não vai sequer usar.

Computador com a tela ligada
Muitos programas abertos ao mesmo tempo vão fazer que o computador fique mais lento

Nas configurações do computador, é possível desabilitar esses programas de abrirem automaticamente. Com menos aplicativos abertos em segundo plano, menor vai ser o esforço do PC e assim menos energia será consumida.

E quando acabar de usar um determinado programa ou software, feche-o para evitar também que a memória RAM fique muito sobrecarregada e o computador fique mais lento.

Se não for usar o computador, desligue-o

Um hábito comum é simplesmente fechar a tampa do PC quando não se está usando. Mas essa prática vai fazer com que o aparelho continue trabalhando.

computador na mesa
Quando acabar de usar o computador, desligue-o para não gastar bateria

A melhor opção é desligá-lo ou colocar o computador no modo de repouso, assim ele não vai consumir a carga da bateria e você não vai precisar carregá-lo tão cedo.

Ative o modo de economia de bateria

Praticamente todos os modelos de computadores têm um modo focado em garantir uma maior durabilidade da bateria. 

Com essa configuração ele vai diminuir o desempenho, o brilho da tela e outras funções vão ser afetadas para que o computador tenha mais tempo de bateria. 

pessoa trabalhando em seu computador
O modo de economia de bateria pode garantir algumas horas a mais de funcionamento

É possível encontrar essa opção nas configurações do computador.

Como algumas funções vão ser limitadas, talvez não seja interessante se você precisar usar o computador ao máximo para o trabalho, por exemplo. 

Ative a economia de energia quando você não precisar de toda a potência da sua máquina. 

Agora que você sabe como diminuir o consumo do computador, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Resumo do post no story abaixo

Posts Similares

Estórias Solares