De acordo com um relatório do Global Energy Monitor (GEM), se todos os projetos planejados forem executados com sucesso, a China deverá ter um total impressionante de 1,2 TW de capacidade até o final de 2025.
Dobrando efetivamente sua capacidade atual e atingindo sua meta de 2030 com cinco anos de antecedência.
Com quase metade da capacidade mundial de energia eólica e solar, a China tem um total atual de 757 GW. E está prestes a atingir uma capacidade de 1,37 TW em energia eólica e solar até o final de 2025.
O Global Energy Monitor atribui esse crescimento notável a uma combinação de incentivos e novos regulamentos que impulsionaram o desenvolvimento de energia renovável no país.
A China já supera o resto do mundo em termos de capacidade instalada de energia solar em grande escala, com impressionantes 228 GW. Estando concentradas nas províncias e desertos do norte e noroeste.
Somente nos primeiros cinco meses de 2023, a China instalou 61,2 GW adicionais de energia fotovoltaica, totalizando um investimento notável de US$ 13,6 bilhões.
A China, atualmente o maior emissor mundial de gases de efeito estufa, pretende cobrir pelo menos um terço de seu consumo de eletricidade com fontes renováveis até 2030.
Para apoiar essa transição, a China está investindo no armazenamento de energia para novos parques eólicos e solares, enquanto desenvolve tecnologias inovadoras para a integração desses sistemas.
Confira as últimas novidades do universo de energia solar