O constante desenvolvimento do setor de energia solar fez dessa uma ótima solução para consumidores que buscam alternativas a sistemas tradicionais. Há algumas décadas, gerar a própria energia era algo impensável, e se hoje é possível a String Box é uma das razões para isso.
Antes da String Box ser inventada, a geração de energia solar em pequena escala era inviável devido ao grande desperdício das placas de energia e à ocorrência de surtos elétricos frequentes, ocasionando danos ao sistema elétrico do imóvel.
Hoje, isso tudo é muito raro em instalações realizadas adequadamente, seguindo as normas de segurança.
A String Box serve para isolar o sistema de geração de energia solar do restante do sistema elétrico. Sendo assim, ela é responsável pela proteção da parte CC (Corrente Contínua) do sistema. Sem esse equipamento, o sistema fotovoltaico causaria danos aos seus próprios dispositivos e também ao sistema elétrico geral do imóvel mediante a ocorrência de surtos elétricos.
Além disso, a String Box também tem a função de equilibrar a diferença de voltagem entre o sistema elétrico tradicional e o sistema fotovoltaico. Ela passou a ser utilizada para evitar o desperdício de energia, bem como os riscos de curto-circuitos e surtos elétricos.
Assim sendo, a String Box é um equipamento essencial na instalação dos sistemas para geração de energia solar.
Qualquer tipo de instalação elétrica (inclusive os sistemas para geração de energia solar fotovoltaica) precisa seguir as orientações para prevenir situações de choques elétricos e oferecer proteção contra efeitos térmicos e incêndios, sobrecorrente e sobretensão.
Como esse equipamento trabalha de modo a isolar o sistema de produção de energia solar, impede a propagação de acidentes elétricos por todo o circuito. A ausência de String Box na instalação de um sistema solar fotovoltaico pode oferecer diversos riscos, como a queima dos equipamentos, interrupção da operação do sistema e até mesmo incêndios.
Por conta disso, é possível afirmar que a String Box é um item primordial para garantir a segurança dos usuários de um sistema fotovoltaico. A instalação dessa tecnologia para geração de energia em um imóvel envolve cuidados redobrados do que quando o consumidor só recebe energia elétrica da distribuidora.
A String Box é uma caixa que fica conectada, ao mesmo tempo, ao inversor de frequência da placa de energia e ao quadro de proteção da rede elétrica. Ela é ligada também aos fios fotovoltaicos das placas. Assim, elaprotege tanto o sistema elétrico em si quanto as placas geradoras de energia que compõem o sistema solar fotovoltaico.
Como é a instalação de uma String Box?
– Invólucro: onde serão acomodados os dispositivos de proteção e as conexões elétricas;
– Dispositivo seccionador: pode ser implementado com chave seccionadora ou disjuntor;
- entre outros
Os componentes da String Box podem ser internos ou externos ao inversor solar. Ela é basicamente composta pelos seguintes dispositivos:
A String Box não consome energia, pois sua tecnologia inteligente foi desenvolvida tendo como base as leis da física e as propriedades químicas dos materiais. Sendo assim, utiliza apenas das características elétricas e químicas, explorando-as de maneira estratégica para abrir o circuito na ocorrência de algum tipo de falha.
Isso possibilita que a String Box trabalhe garantindo a segurança de todo o sistema, sem envolver custos adicionais a longo prazo.
Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!