Por que a conta de luz está alta?

Jornada

Por que a conta de luz está alta?

Tipos de tarifa

Estação do ano

Como diminuir o valor da conta no final do mês?

Uma das reclamações mais frequentes relacionadas ao consumo de energia elétrica é o aumento da conta de luz.

Gray Frame Corner

Por que a conta de luz está alta?

Dentro da sua conta de energia elétrica, existem diversas informações sobre o valor cobrado. Isso inclui a bandeira tarifária usada naquele período, os impostos, as taxas e o seu consumo de energia naquele mês.

Gray Frame Corner

Tipo de tarifa

Já nos casos da tarifa branca, que possui horários de ponta em que a energia fica mais cara e horários fora de ponta, quando a energia fica mais barata, o aumento pode estar relacionado ao aumento do consumo em horários de pico.

Gray Frame Corner
Gray Frame Corner

Em São Paulo, por exemplo, o horário mais caro para se usar a energia elétrica é das 17:30 até as 21:30.

Estação do ano

Outras razões que aumentam a conta de luz estão relacionadas com a estação do ano, já que durante o verão a tendência é que gastemos menos energia.

Gray Frame Corner

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Enquanto isso, no inverno as luzes são acesas por volta das 17:30 da tarde e os banhos passam para as potências máximas dos chuveiros, aumentando drasticamente o valor da conta de luz no final do mês.

Gray Frame Corner

Como diminuir o valor da conta no final do mês?

Cross

Evite tomar banhos longos e em temperaturas muito altas e prefira usar o chuveiro em horários mais quentes.

Outra dica é trocar o ar condicionado pelo ventilador em dias de verão e não abrir a geladeira com muita frequência especialmente durante a tarde.

Cross

Aderir a outras fontes de energia elétrica, como a energia solar fotovoltaica, que é uma das poucas opções que podem fazer com que a conta de luz fique relativamente mais barata.

Isso porque, por meio da geração de energia solar, você pode abater o valor da sua conta de luz no final do mês sempre que produzir mais energia do que você gasta.

Isso fará com que você possa usar os eletrodomésticos e aparelhos quando necessário sem medo de que a conta no final do mês venha muito alta, embora o consumo consciente seja sempre importante.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!